, &

Episódio 7: Arméria-das-beiras

Esta semana, por terra ou estrada, são vários e já muito percorridos os percursos possíveis para cumprir o mesmo destino: avistar a arméria-das-beiras. No caminho até à Torre da Serra da Estrela, pelo Caramulo ou a Lousã, é fácil encontrar junto aos caminhos esta espécie exclusiva do oeste da Península Ibérica – o difícil é distingui-la de outras plantas do mesmo género, mesmo para especialistas.

Em Portugal, há mais de 20 espécies de armérias, que se caracterizam todas pelas inflorescências, em forma de pequenos pompons, diferindo nos habitats e zonas do país em que ocorrem, e em detalhes por vezes tão pequenos que têm de ser medidos a régua e lupa. A arméria-das-beiras, de nome científico Armeria beirana Franco subsp. beirana ocorre em zonas de montanha, tem maior presença na região das Beiras, pode ter mais de meio metro de altura e apresenta flores rosadas. É da família Plumbaginaceae, a mesma do limónio.

Neste episódio, além de sondarmos as técnicas dos botânicos para identificar espécies em tudo parecidas, falamos também de plantas já extintas e das medidas de conservação propostas para as que vão perdendo terreno.

Ver mais episódios