, &

Episódio 1: Varinha-de-são-josé

Começamos esta viagem por meter o pé nos lameiros. Lugares de grande valor biológico, destacam-se na Primavera como locais únicos para observar espécies de distribuição restrita. É o caso da varinha-de-são-josé, também conhecida como açucena portuguesa ou Paradisea lusitanica (Cout.) Samp., na designação científica.

Com presença apenas em Portugal e Espanha, podemos descobri-la em zonas de montanha mais a norte do país, junto a linhas de água. Distingue-se pelas flores brancas em forma de campainha (se vistas de lado) ou de estrela (quando abertas); mas é no caule que encontramos a provável razão de ser do nome comum dado a esta planta: liso e direito, pode atingir um metro e meio de altura, assemelhando-se a uma vara.

Da família Asparagaceae, a mesma dos jacintos, dos espargos e da piteira, a varinha-de-são-josé está entre as ervas mais carismáticas do Caramulo e tem ainda o condão de ter sido descrita pela primeira vez pelo botânico António Xavier Pereira Coutinho. Neste primeiro episódio, seguimos ainda os naturalistas Abílio e Rosette Fernandes até São João do Monte e ficamos a saber como se organiza o mundo vegetal.

Ver mais episódios