5 minutos com a AIS #135 | Ucrânia

Agosto é mês de férias por excelência. É tempo de descanso, para se retemperar energias, para viajar, para se estar com a família e amigos.
É um tempo bem-vindo, seguramente merecido, mas que não nos deve alhear completamente sobre o que se passa no mundo.
Neste momento, neste preciso momento, há gente aflita na Ucrânia, país em guerra no coração da Europa. A Ucrânia ocupa um lugar muito especial também no coração da Fundação AIS.
A AIS apoia este país há mais de 40 anos e essa ajuda está presente em áreas tão distintas e prioritárias como a formação de seminaristas, apoio à mobilidade de padres e religiosas, construção e renovação de mosteiros, igrejas, casas paroquiais…
São quarenta anos de uma história de amor por um povo, neste caso, o povo ucraniano que está a viver talvez o período mais negro da sua história…
Este compromisso no apoio à Igreja da Ucrânia é agora mais importante do que nunca. É nos tempos difíceis que se veem os amigos. É muito importante manter viva a missão da Igreja não só na Ucrânia, mas também em tantos outros lugares onde também há guerras, violência, onde os padres e as irmãs são perseguidos, onde os cristãos são presos e mortos, onde as pessoas são tão pobres que é preciso ajudar até no sustento da igreja…
Todos eles são verdadeiros heróis, pois, como nós dizemos tantas vezes, estão todos na linha da frente, onde é mesmo difícil estar, onde é preciso coragem para estar, porque é perigoso, porque é arriscado.
Eles estão lá, arriscam a vida todos os dias e nós temos como missão apoiá-los. Temos o dever de ajudar todos os padres e irmãs que estão na Ucrânia e em todos os países do mundo onde a igreja sofre, onde a Igreja passa necessidades…
Não nos esqueçamos, nestes dias quentes de Agosto, dos que precisam de nós na Ucrânia. Eles contam connosco mesmo quando estamos de férias…

Paulo Aido | 21 de Agosto de 2022

Ver mais episódios