blog

Como tornar o teu podcast único: Qual é o teu USP?

mulher a gravar podcast popcasts

Como tornar o teu podcast único, para que se destaque dos demais? Lê no aqui 5 dicas para encontrares o teu Unique Selling Point.

Todos os podcasts de sucesso têm algo que os diferencia de alguma forma. Sem esse fator dificilmente conquistarás audiência, pois não tens uma razão para que te oiçam. Recentemente, o Podcast Index divulgou ter no seu índice cerca de 4.2 milhões de podcasts não incluindo aqueles cujo RSS feed é privado. É essencial teres um motivo forte para ser ouvido.

Ouvir um podcast requer compromisso. O ouvinte está a tirar tempo do seu dia para prestar atenção ao teu conteúdo. Como tal, quando ele se depara com os teus episódios pergunta-se “Será que vale a pena?” E é aqui que a tua proposta de valor tem de entrar em ação.

1 – Aquilo que consideras único pode não ser

Uma armadilha onde não só os criadores de conteúdo tendem em cair. Por exemplo, um fornecedor de internet pode pensar que o seu USP é oferecer internet super-rápida. Ou um fabricante de automóveis dizer que produz os carros mais confortáveis. São fatores importantes, claro, mas não são únicos, são aspetos que os concorrentes também clamam seus. Qual é o operador que não diz ter a internet mais rápida do mercado, a marca de carros que não diz que os seus são as melhores peças de engenharia?

Unique selling point é oferecer algo que mais ninguém proporciona. Seria um provedor de internet que te oferece dados móveis quando o wi-fi falha, ou a marca de automóveis que te dá uma garantia de 10 anos. Como é que isto se materializa num podcast?

Um bom exemplo é o Fire Talks, um podcast sobre investimentos. Não só é um podcast, como possui um grupo de Facebook onde a sua comunidade consegue discutir tópicos que vão além dos episódios.

Em suma, tens de oferecer algo que mais ninguém oferece.

2 – Duração

Revê o tempo que dura cada episódio e questiona-te se o tempo de programa é o mais adequado. O podcast mais ouvido em Portugal, o “Extremamente Desagradável” tem mais ou menos 15 minutos. O mais ouvido no mundo “The Joe Rogan Experience” tem episódios que ultrapassam as 4 horas. Analisa a duração dos episódios dos teus concorrentes e o seu sucesso para perceber como podes afinar.

3- Frequência

A regularidade com que publicas novos episódios pode ser um fator diferenciador. Podes fazer um programa diário, mais curto, abordando um só tópico, ou publica de 15 em 15 dias, um episódio de uma hora. Tens de perceber quanto tempo a tua audiência potencial está disposta a reservar para ouvir os teus temas.

4 – Convidados

Um fator de peso na tua estratégia de diferenciação. Ao conseguires convidados no teu podcast não só estás a mobilizar a audiência dos mesmos para o teu espaço, como aumentas o interesse. Os convidados não têm de estar presencialmente, podes fazê-lo por videoconferência salvaguardando sempre a qualidade do áudio. Sabe <AQUI> como conseguires convidados para o teu podcast

5 – Profundidade do tema

Talvez o fator de maior preponderância. Com a diversidade de podcasts já existentes, há o risco de abordar temas que outros também abordam. Ser muito abrangente pode parecer interessante para tentar chegar a uma audiência vasta, mas se já existem milhares de podcasts a dar as mesmas dicas e a abordar as mesmas temáticas será muito difícil te destacares. Escolhe um tema mais específico, para alcançares uma audiência sólida e interessada. Por exemplo, dentro da categoria “desporto” há uma panóplia de assuntos a explorar, desde desporto amador, olímpico, curiosidades etc. Tenta qualificar o máximo possível o teu conteúdo.

Se precisas de inspiração para trabalhar na tua estratégia USP acede ao Popcasts e aprende com os melhores podcasts em língua Portuguesa.