blog

Os Podcasts Merecem Prémios

Os melhores conteúdos produzidos neste formato

Em Espanha são os Global Podcasts Ondas Awards que premeiam os melhores conteúdos, produzidos neste formato, em cada ano. O Tiago Loureiro analisou os vencedores deste ano e falou com a Elisabete Costa sobre este Festival do país vizinho, por os podcasts merecem prémios.

Os Podcasts merecem prémios

Elisabete Costa

Hoje, vamos falar de um tipo de eventos que acontecem cada vez com mais frequência, que são os eventos que têm como objetivo premiar podcasts.

Tiago Loureiro

Sim, vamos falar sobre os Global Podcasts Ondas Awards 2024. Pelo nome, não vamos conseguir chegar lá, mas estes são os prémios que distinguem os melhores podcasts em espanhol. São, portanto, os grandes prémios do país vizinho e aconteceram no passado dia 11 de abril. São organizados pela Prisa Audio, uma empresa do Grupo Prisa, que nós conhecemos bem por ter tido alguma participação na TVI e também por causa Cadena Ser, que no fundo, é o braço de rádio deste grupo de comunicação social e é, também, uma rádio bastante conhecida. Mas creio que o importante aqui, para nós, para a nossa conversa, não será tanto quem ganhou e quem perdeu ou os vestidos que vão ser usados na gala que vai acontecer lá mais para o Verão, mas sim perceber o que é que os “nuestros hermanos” andam a fazer no mundo dos podcasts.

EC

E afinal o que que eles andam a fazer aqui ao lado? Quais são os podcasts vencedores em 2024, na vizinha Espanha.

TL

Foram 18 os podcasts premiados. E o vencedor na categoria Melhor Podcast em Lingua Co-Oficial do Estado, nem sequer pertence à categoria com maior notoriedade.

Trata-se antes de um podcast sobre saúde mental. Chama-se “Gente Normal”. É um podcast muito bem executado, onde se recorre a histórias de vida para fazer uma análise a este problema, que cada vez atinge mais pessoas. Ou seja, estamos a falar num registo de entretenimento, de storytelling, que não perde nunca o seu carácter pedagógico.

Os Podcasts podem ter marcas

EC

Parece um tema bem interessante e muito atual.

TL

E é! Um outro podcast que que também chamou a minha atenção foi o vencedor da categoria de Best Branded Podcast, ou seja, podcast de marca.

E o vencedor é um podcast com o apoio de um famoso banco espanhol. É um podcast narrativo de ficção científica que aborda o roubo de dados pessoais e inteligência artificial. chama-se “Titania

Está também muito bem produzido e é uma prova de que o patrocínio não tem necessariamente de afetar negativamente um bom conteúdo. Às vezes pode aparecer com muita marca, com muito carimbo, como como se fosse uma armadilha para vender produtos. Neste caso não aconteceu isso. O patrocinador conseguiu passar a sua mensagem, que é sensibilizar as pessoas para a segurança dos dados pessoais. E o Podcast não perdeu o seu objetivo, que é entreter.

O nosso último destaque vai para o prémio de Melhor podcast estrangeiro. Mas, o Vencedor não é necessariamente estrangeiro.

EC

Explica como é que isso pode acontecer ?

TL

O podcast chama-se “La Cabine Telefónica” e é um podcast de comédia romântica.

Trata-se de uma comédia romântica e é quase ali a roçar, digamos, a radionovela. O que é curioso neste conteúdo é que ele é bilíngue  ou seja, ele junta o espanhol da América Latina com o inglês. É uma forma muito engraçada e original de explorar outros mercados.

A importância de saber contar uma história

EC

E percebeste que todos estes podcasts têm qualquer coisa em comum, que faz toda a diferença…

TL

Sim! E antes demais destacar que nem todos eles são inovadores e disruptivos. Entre os 18 vencedores há muitos clássicos: O da figura conhecida da televisão que tem um podcast, o podcast de humor ou de simples conversa. Ou seja, nem todos os bons podcasts, tem que ser sempre diferentes.

Às vezes basta fazer bem, o que é normal!

A falando sobre outros aspetos, o que é que todos eles têm em comum. Em primeiro lugar o objetivo: Todos os podcasts vencedores procuram entreter. Eles estão envoltos em storytelling. Não encontramos nesta lista podcast muito académicos ou informativos. Todos eles recorrem à técnicas de contar histórias. Este é o primeiro ponto.

O segundo ponto é a produção. São produções, todas elas, muito cuidadas. Arrisco até a dizer que alguns desses podcasts não são especialmente extraordinários, mas a atenção que é dada a cada detalhe torna-os podcasts únicos. A qualidade de som, os efeitos sonoros, as muletas que ajudam a contar a história, são fatores a reter e para aprender com.

EC

Sem dúvida. Por cá ficamos à espera do próximo Festival de Podcasts. Até lá é continuar a ouvir bons conteúdos no Popcasts

Para teres acesso à versão áudio clica AQUI.