blog

Como conseguir os melhores convidados para o teu podcast

microfone gravação podcast

Os podcasts de entrevista estão entre os formatos mais populares. Mas nem sempre é fácil encontrar e convencer as pessoas certas a participar. Deixamos-te neste artigo, alguns conselhos como conseguir os melhores convidados para o teu podcast.

Ativa a tua lista de contactos

O teu podcast estará provavelmente relacionado com tua atividade profissional ou algum hobby/interesse que tenhas. Como tal, poderás ter na tua lista alguns contactos com potencial para serem convidados ou então que conheçam alguém que o possa ser. Dá uma vista de olhos na lista de contactos telefónicos e nas conexões nas redes sociais.

Pesquisa ativa

A fim de encontrares as pessoas certas, identifica as principais personalidades ligadas à temática do teu podcast. Procura quem escreve sobre o tema, quem tem uma presença bastante ativas nas redes sociais, quem gera conversação e quem forma opinião. Poderá ser mais fácil convidar alguém que tenha lançado um trabalho recentemente, a necessidade de promoção pode abrir uma janela de oportunidade.

Eventos e networking

Os eventos, conferências, seminários, espetáculos etc, são sempre excelentes momentos para conhecer novas pessoas e, consequentemente, angariar potenciais convidados. Os intervenientes destes acontecimentos são, geralmente, pessoas bastante acessíveis e propícias a trocar dois dedos de conversa. Nesse sentio apresenta-te e apresenta o teu podcast, cativa o interesse e troca contactos para fazeres follow-up após o evento e para fazeres o convite no momento certo.

Encontra convidados que procuram promoção

Como já referido antes, a necessidade de promoção de um novo livro, de um espetáculo, ou outra obra, abre janelas de oportunidade. Pesquisa, dentro do universo de pessoas relacionadas com o teu podcast, aquelas que lançaram algo recentemente. Apresenta-te e mostra o teu interesse em tê-lo como convidado para falar, entre outras coisas, do seu mais recente projeto.

Contacto espontâneo

Embora seja um método mais “frio”, pode dar bons frutos. Constrói uma mensagem onde te apresentas e ao teu podcast, partilha links para alguns episódios a título de exemplo, explica as tuas motivações e por que razão faz sentido que aceitem o teu convite.

Existem diversas formas de chegar ao contacto com a pessoa pretendida, pelos diversos chats nas redes sociais ou e-mail.

Perguntar aos ouvintes

Nada melhor que ouvir a plateia, para saber o que lhes proporcionar a seguir. Utiliza os teus canais sociais para colocar a questão “Quem gostavam de ver numa próxima edição?” ou pede feedback durante o episódio.

Comunidades online

Acima de tudo estas são comunidades de nicho, como os grupos de Facebook dedicados a temas específicos, por isso, são ótimos espaços para conhecer opinion makers e outras pessoas influentes dentro de um determinado assunto. Aderir e participar destes grupos é uma excelente forma de identificar potenciais próximos convidados e também alargar a rede de contactos.

Outros podcasts, blogs e sites

Com efeito, nada como “visitar o terreno” para conhecer as pessoas mais influentes dentro da área do teu podcast. Ouve os que são similares ao teu, visita os sites do meio e torna-te parte ativa.

Referências de outros convidados

Pede referências aos teus convidados, contactos, pessoas a conhecer, meios e eventos a visitar. Certamente terão uma ou outra pista para te dar, talvez até um contacto direto.

Segue o Popcasts para mais dicas de como fazer crescer o teu podcast e/ou videocast. Estamos no Facebook e Instagram.

Sendo assim, o Popcasts é a 1ª plataforma agregadora de conteúdos 100% em português. Por isso ouve aqui os teus podcasts favoritos ou junta o teu projeto ao nosso!