blog

Como começar um videocast? A checklist essencial

como começar um videocast

O videocast tem sido o passo seguinte na evolução dos podcasters, mas são também cada vez mais os projetos que surgem originalmente neste formato. Juntar a imagem ao som traz bastantes vantagens e proporciona uma experiência completa e apelativa. Produzir um videocast é mais exigente que um podcast, como tal enumeramos aqui alguns passos que deves seguir para tornar o processo de criação mais fácil. Como começar um videocast? A checklist essencial.

Formato do videocast

Num artigo anterior sobre videocast, referimos os formatos mais populares. Esta primeira etapa vai definir o tipo de material que será necessário à sua produção, pois é certamente diferente produzir um videocast de estilo entrevista de um videocast do tipo monólogo.

Equipamento para videocast

Depois de escolhido o formato, deve-se reunir todo o equipamento necessário. De uma forma geral, será preciso:

Software de edição de vídeo:

                Depois de gravado necessitas de editar o teu vídeo, para retirar partes que não te interessam incluir, para adicionar a introdução e a música e todos os outros arranjos que a filmagem necessita. Porque existem inúmeros softwares disponíveis, uns gratuitos outros pagos, uns mais complexos, outros mais simples. Neste artigo, deixamos uma lista dos programas mais populares.

Câmara com boa definição/múltiplas câmaras:

                Não é aconselhável confiar esta tarefa à câmara de um smartphone. Por outro lado, é verdade que as câmaras são um equipamento dispendioso. Se não tiveres uma ou mais câmaras disponíveis, existem alternativas como empresas de aluguer deste tipo de equipamentos, universidades/escolas de comunicação com disponibilidade para emprestar os materiais ou um amigo com uma câmara lá em casa.

Microfone externo:

                A qualidade do som é determinante nos podcasts e videocasts. À semelhança das câmaras, este pode ser um equipamento que não tens tão facilmente à disposição, mas é essencial ao sucesso destes formatos.

Tripés:

Com alguma imaginação, um suporte para a câmara não tem de ser mais um equipamento a requerer investimento. Para tal basta uma superfície estável e que te permita capturar o ângulo desejado.

Software de videoconferência:

Conforme verificaste nos diferentes formatos de videocast que referimos no artigo anterior, um videocast com convidados não tem de ser necessariamente presencial. Especialmente no período de pandemia, o formato de entrevista por videoconferência tornou-se bastante popular. Se escolheste produzir um videocast desta forma, recomendamos o muito popular Zoom, o Riverside ou o Squadcast. Certifica-te também que o teu convidado tem webcam e microfone funcionais.

Software de edição de imagem:

Outros formatos populares de videocast são os que recorrem a imagens estáticas ou animações. Para isto, vais precisar de um software de edição de imagem e algum talento e paciência. Em princípio, este programa vai servir também para editar a introdução e outros grafismos. Existem softwares pagos, como o Adobe Photoshop, ou alguns gratuitos, como o Pixlr e o Canvas.

A estética do videocast

Da mesma forma, temos de definir, qual é o mood do teu videocast? De que forma queres que o público percecione o teu conteúdo? As respostas a estas questões vão-te ajudar a definir a intro, o outro, a música e a imagem de introdução.

Alojamento do videocast

Igualmente, também tens definir onde o teu videocast vai estar. O Popcasts é uma plataforma de conteúdos nacionais e uma excelente montra para o teu conteúdo.

Promoção e distribuição do videocast

Agora que o videocast está finalizado, deves definir uma estratégia de promoção. Recorre às redes sociais e divulga o teu videocast ao mundo!

O teu videocast está pronto e nós ficámos com curiosidade para o conhecer! Junta o teu projeto ao Popcasts e vem fazer parte de uma plataforma dedicada aos podcasts e videocasts 100% em português.