blog

Guia de introdução aos podcasts em vídeo – O Videocast

guia para criar videocast

Videocast, videopodcast ou podcast vídeo, são termos frequentemente utilizados para designar um podcast que acrescenta imagem ao som. Embora não seja tão conhecido como o podcast, a verdade é que os top podcasters recorrem ao formato para ampliar a sua audiência. Deixamos-te aqui um Guia de Introdução aos podcasts em video.

Porquê produzir um videocast?

– Metade do cérebro humano está direta ou indiretamente ligado ao processamento de imagem. Somos seres visuais.

– De acordo com um estudo conduzido pela Universidade da Florida e a Futuri Media, o Youtube surge em diversos mercados como a plataforma de referência para consumo de podcasts, à frente de nomes como a Apple e o Spotify.

– O vídeo potencia o crescimento da comunidade. Acoplar vídeo ao som permite estar presente em outras plataformas, que não apenas as nativas de áudio.

– O vídeo é um formato bastante popular nas redes sociais, não só pela taxa de visualização, mas também pelo potencial de partilha.

– Ajuda a criar conteúdo para os teus canais sociais. Rapidamente se transformam excertos do videocast em pequenos vídeos para Facebook, Instagram, TikTok etc.

– Acrescentar vídeo ao podcast não tem de ser uma tarefa complexa, continua a ler para encontrares a solução que mais se adequa a ti.

Os diferentes tipos de videocast

Assim sendo, existem diversas formas de gravar, da mais simples à mais complexa. Por isso, define um formato ou arrisca em algo novo, um videocast dá-te essa liberdade criativa.

Imagem estática

A forma mais simples, mas também a menos apelativa. Abre um software de edição, pode ser o mais básico, adiciona o ficheiro áudio e a imagem que pretendes usar e exporta num formato de vídeo, mp4, mov, wmv ou outro.

Como o nome indica, este tipo de videocast é centrado no anfitrião durante todo o episódio, sendo muito comum nos criadores individuais. Se se pretender dar dinâmica extra ao vídeo, pode-se utilizar diferentes câmaras para diferentes planos, ou intercalar com outras imagens.

Entrevista

Numa entrevista existe mais do que um elemento a participar ativamente. Aqui, existem duas opções: Ou se grava com uma só câmara um plano aberto de todos os participantes ou, e será o ideal, ter uma câmara para plano aberto e uma por cada interveniente. Desta forma é possível dar uma dinâmica interessante ao programa, sem aborrecer o espetador.

Remoto

Um formato que ficou muito popular durante a pandemia de covid-19. Neste tipo de videocast os participantes estão em videoconferência (como no zoom ou Microsoft teams), ou seja, é vital ter um software adequado e ter especial atenção ao som que por vezes, por se usar o microfone do computador, perde bastante qualidade. Antes de gravar deve-se verificar estas condicionantes.

Animação

Um método bastante criativo. Aqui, o som é acompanhado de uma animação, desenhos, efeitos especiais ou outro.

B-Roll

Um formato que recorre a diferentes tipos de imagens com o objetivo de envolver e tornar dinâmica a experiência de videocast. Por exemplo, se estás a falar de comida, as imagens podem ser um chef a preparar um prato, ou um grupo de amigos à mesa. Podes também escolher imagens dos pontos altos de uma ida a uma capital europeia, num podcast de viagens. Em princípio, o objetivo é proporcionar uma experiência cinematográfica àquilo que é dito.

Como gravar um videocast

Após ser definido o formato de videocast, está na altura de avançar com a gravação.

Preparativos

O primeiro passo consiste em preparar tudo aquilo que é necessário, conforme o tipo de videocast. Se é imagem estática é preciso desenvolver a imagem, se é monólogo ou entrevista precisas de introdução, câmaras, ligações, luminosidade, software e definir os planos. No caso do tipo remoto, precisas de gravar o ecrã e o som. Por outro lado, se a escolha for a animação, provavelmente, precisas de recorrer a alguém que a produza. No caso do b-roll, precisas de recolher gravações. Faz uma checklist, para que não te esqueças de nada.

Edição

Em todo o caso, vais necessitar de algum software de edição, seja de imagem ou vídeo.

Pixlr (edição de imagem web based, gratuito);

Adobe Photoshop;

Windows Movie Maker;

Movie Maker Online;

LightWorks;

Adobe Premiere Pro;

Apple Final Cut Pro;

DaVinci Resolve;

CyberLink PowerDirector;

Corel VideoStudio Ultimate;

Adobe Premiere Elements;

Apple iMovie;

HitFilm Express;

Shot Cut;

Imagem thumbnail

As mais diversas plataformas de vídeo necessitam de um thumbnail de apresentação. As especificações mudam conforme a plataforma, as quais deves verificar. Por isso, um thumbnail apelativo faz a diferença na hora de decidir clicar ou não. Em resumo, assegura-te que tem contexto e que desperta curiosidade.

Upload

Agora que o vídeo e o thumbnail estão prontos, está na hora de fazer upload. Escolhe as plataformas onde desejas estar. No Popcasts temos uma área dedicada aos videocasts 100% em língua portuguesa. Junta-te a nós!

Partilha

Desta forma, está tudo pronto e na hora de tirar partido do teu videocast. Da mesma forma, não te limites a partilhar o vídeo completo nas redes sociais. Escolhe os excertos mais impactantes e transforma-os em teasers. Dá uma vista de olhos neste artigo, onde damos algumas dicas de como promover o teu conteúdos nas plataformas sociais.

Neste sentido, a criação de um videocast é uma excelente oportunidade de promover o teu projeto. E no Popcasts queremos ajudar-te. Vem conhecer-nos e fazer parte desta ideia!