blog

Videocast: Um guia de introdução aos podcasts em vídeo

guia para criar videocast

Videocast, videopodcast ou podcast vídeo, são termos frequentemente utilizados para designar um podcast que acrescenta imagem ao som. Embora não seja tão conhecido como o podcast, a verdade é que os top podcasters recorrem ao formato para ampliar a sua audiência.

Porquê produzir um videocast?

– Metade do cérebro humano está direta ou indiretamente ligado ao processamento de imagem. Somos seres visuais.

– De acordo com um estudo conduzido pela Universidade da Florida e a Futuri Media, o Youtube surge em diversos mercados como a plataforma de referência para consumo de podcasts, à frente de nomes como a Apple e o Spotify.

– O vídeo potencia o crescimento da comunidade. Acoplar vídeo ao som permite estar presente em outras plataformas, que não apenas as nativas de áudio.

– O vídeo é um formato bastante popular nas redes sociais, não só pela taxa de visualização, mas também pelo potencial de partilha.

– Ajuda a criar conteúdo para os teus canais sociais. Rapidamente se transformam excertos do videocast em pequenos vídeos para Facebook, Instagram, TikTok etc.

– Acrescentar vídeo ao podcast não tem de ser uma tarefa complexa, continua a ler para encontrares a solução que mais se adequa a ti.

Os diferentes tipos de videocast

Existem diversas formas de gravar, da mais simples à mais complexa. Define um formato ou arrisca em algo novo, um videocast dá-te essa liberdade criativa.

Imagem estática

A forma mais simples, mas também a menos apelativa. Abre um software de edição, pode ser o mais básico, adiciona o ficheiro áudio e a imagem que pretendes usar e exporta num formato de vídeo, mp4, mov, wmv ou outro.

Como o nome indica, este tipo de videocast é centrado no anfitrião durante todo o episódio, sendo muito comum nos criadores individuais. Se se pretender dar dinâmica extra ao vídeo, pode-se utilizar diferentes câmaras para diferentes planos, ou intercalar com outras imagens.

Entrevista

Numa entrevista existe mais do que um elemento a participar ativamente. Aqui, existem duas opções: Ou se grava com uma só câmara um plano aberto de todos os participantes ou, e será o ideal, ter uma câmara para plano aberto e uma por cada interveniente. Desta forma é possível dar uma dinâmica interessante ao programa, sem aborrecer o espetador.

Remoto

Um formato que ficou muito popular durante a pandemia de covid-19. Neste tipo de videocast os participantes estão em videoconferência (como no zoom ou Microsoft teams), ou seja, é vital ter um software adequado e ter especial atenção ao som que por vezes, por se usar o microfone do computador, perde bastante qualidade. Antes de gravar deve-se verificar estas condicionantes.

Animação

Um método bastante criativo. Aqui, o som é acompanhado de uma animação, desenhos, efeitos especiais ou outro.

B-Roll

Um formato que recorre a diferentes tipos de imagens com o objetivo de envolver e tornar dinâmica a experiência de videocast. Por exemplo, se estás a falar de comida, as imagens podem ser um chef a preparar um prato, ou um grupo de amigos à mesa. Ou imagens dos pontos altos de uma ida a uma capital Europeia, num podcast de viagens. O objetivo é proporcionar uma experiência cinematográfica àquilo que é dito.

Como gravar um videocast

Após ser definido o formato de videocast, está na altura de avançar com a gravação.

Preparativos

O primeiro passo consiste em preparar tudo aquilo que é necessário, conforme o tipo de videocast. Se é imagem estática é preciso desenvolver a imagem, se é monólogo ou entrevista precisas de introdução, câmaras, ligações, luminosidade, software e definir os planos. No caso do tipo remoto, precisas de gravar o ecrã e o som. Se a escolha for a animação provavelmente precisas de recorrer a alguém que a produza. No caso do b-roll, precisas de recolher gravações. Faz uma checklist, para que não te esqueças de nada.

Edição

Em todo o caso, vais necessitar de algum software de edição, seja de imagem ou vídeo.

Pixlr (edição de imagem web based, gratuito);

Adobe Photoshop;

Windows Movie Maker;

Movie Maker Online;

LightWorks;

Adobe Premiere Pro;

Apple Final Cut Pro;

DaVinci Resolve;

CyberLink PowerDirector;

Corel VideoStudio Ultimate;

Adobe Premiere Elements;

Apple iMovie;

HitFilm Express;

Shot Cut;

Imagem thumbnail

As mais diversas plataformas de vídeo necessitam de um thumbnail de apresentação. As especificações mudam conforme a plataforma, as quais deves verificar. Um thumbnail apelativo faz a diferença na hora de decidir clicar ou não. Assegura-te que tem contexto e que desperta curiosidade.

Upload

Agora que o vídeo e o thumbnail estão prontos, está na hora de fazer upload. Escolhe as plataformas onde desejas estar. No Popcasts temos uma área dedicada aos videocasts 100% em língua portuguesa. Junta-te a nós!

Partilha

Está tudo pronto e na hora de tirar partido do teu videocast. Não te limites a partilhar o vídeo completo nas redes sociais, corta aqueles excertos mais impactantes e transforma-os em teasers. Dá uma vista de olhos neste artigo, onde damos algumas dicas de como promover o teu conteúdos nas plataformas sociais.

A criação de um videocast é uma excelente oportunidade de promover o teu projeto. E no Popcasts queremos ajudar-te. Vem conhecer-nos e fazer parte desta ideia!