Leitura do Artigo de Opinião de Cláudio Fonseca no Jornal O Diabo, publicado a 8 de Dezembro de 2023: “Olé Pedro, Olé Olé Olé!”

Leitura do Artigo de Opinião de Cláudio Fonseca no Jornal O Diabo, publicado a 8 de Dezembro de 2023: “Olé Pedro, Olé Olé Olé!”

Os ventos de Espanha não são bons porque uma massa de ar continental é sempre extremada, quer seja para o quente ou para o frio. Casamentos são sempre bons, afinal de contas o povo gosta é de festa. E os políticos sabe bem disso, e por isso vão animando o povito, e Pedro Sánchez que é mais delgado que o nosso primeiro-ministro demissionário vai lidando com mestria o touro bravo político.

Paradoxalmente a Esquerda que quer o fim das touradas enche as arenas políticas, enquanto a Direita vai enchendo não apenas as ruas de Pamplona.

Custa-me acreditar que uma eleição de 23 de Julho de 2023 ainda esteja a ser discutida e com matéria nova na primeira semana de Dezembro de 2023, mas a verdade é que aqui estamos a discutir e as ruas a encher e o Vox tenta galopar, pois Santiago Abascal e os seus campinos perderam 19 deputados.

Surge agora o movimento do Noviembro Nacional, que é um movimento juvenil de extrema-direita que se alicerça na religião num saudosismo espanhol, surge agora contra o PSOE e as suas políticas de amnistias. Mas o movimento ataca inclusive a figura real de Filipe VI, pois acha que não impõe uma realidade de Espanha com fronteiras protegidas para os espanhóis, mas sobretudo para os espanhóis cristãos. A par de Itália, Espanha tem sido novo posto de chegada da migração ilegal e das redes de tráfico de seres humanos, com Ceuta e Canárias à cabeça.

O dinheiro europeu que é gasto nas Canárias, Ceuta, Lampedusa ou Lesbos devia se ser investido em desmembrar estas redes de tráfico humano, que danificam os países de origem e de chegada destes migrantes, que deviam de unir esforços para melhorar os seus países, isto quando os países africanos fazem os possíveis para evitar a saída de pessoas dos seus territórios, essas pessoas são presas fáceis para estas redes criminosas.

Mas voltando a Madrid… Pedro Sánchez, o Lidador, disse sempre ao longo das campanhas que a Amnistia não se daria aos independentistas e que os mesmos tinham que enfrentar a justiça e que a Constituição não permitia dar amnistias a ninguém, bem, agora vão para todos. 6 votos. 6 votos e o poder de uma legislatura, que se por um lado está segura pelos 6 independentistas, está instável pelos primos espanhóis do Bloco de Esquerda: PODEMOS, que foi engolido pelo SUMAR e ficou sem ministério, mas tem 5 deputados, que já equacionam sair do SUMAR, se saírem do SUMAR, disciplina de voto não há e podem fazer exigências para terem coisas que quereriam se tivessem ministério, e se nos lembrarmos como foi aqui com o Bloco de Esquerda, garanto-vos que a coluna torcida de Sánchez vai rodar uma vez mais, mas aí será ele o toureiro, ou o touro? Pedro Sánchez pode ter Governo, mas certamente não terá a Câmara dos Deputados sempre com ele, e a lealdade em política é a moeda mais cara.

É sabido que em política a mão de cima nem sempre está por cima, por vezes está esticada a pedinchar para que se mantenha a ilusão que está por cima, pois justamente a política é cada vez mais uma arte circenses, até há quem seja Presidente da República e também Houdini nos tempos apertados.

Pedro Sánchez vai rodar e rodopiar com vários touros na arena, e a cada um que conseguir lidar as bancadas soltarão um valente “olé”, e os camaradas estarão frenéticos, pois as suas vidas dependem de tal.

Por isso, esperam-nos tempo de todo o lote da tauromaquia, resta-nos reclinar e desfrutar, assobiar, aplaudir e cuidar que alguns ventos não cheguem cá a bem da nossa saúde, ainda por cima agora que o Inverno está a chegar…

Segue o Podcast Conversa no Instagram e dá as 5 estrelas no Spotify e Apple Podcasts.

Mais episódios de Podcast Conversa

Ver mais episódios