23. Como lidar com uma mente inquieta: os princípios do “MONGE Guerreiro”

É com entusiasmo que apresento o episódio de hoje, talvez o melhor de sempre, porque resume princípios base para atingir uma vida melhor: acalmar a mente, tratar do corpo, numa vida com força e propósito, com uma forma subtil de esforço tranquilo. É uma espécie de Life Coaching de evolução pessoal.

Stress, ansiedade, desconexão e insónia são problemas comuns e crescentes. Todos temos esses momentos: a mente inquieta, desobediente, que não sossega. Pensamentos negativos ou uma sensação estranha de ansiedade, pensamentos recorrentes que aparecem nos momentos menos oportunos e nos impedem de viver o presente, ideias circulares e obsessivas a que a mente regressa compulsivamente. Pode ser apenas um incómodo, umas vozes desconfortáveis que vêm e vão. Ou essa inquietude da mente pode ser mais profunda, a ponto de perturbar a concentração, dificultar o relaxamento e interação social e perturbar o sono.

Chamo a esta mente inquieta uma “mente macaca”, que saltita desobediente de ramo para ramo, uma mente impaciente que atira ideias e sensações de forma desordenada e não sabe como lidar com elas, sem conseguir chegar a um estado de calma e silêncio.

Por oposição à “mente macaca”, podemos treinar a mente para ser “MONGE Guerreira”, um acrónimo que sintetiza os princípios base para desenvolver uma mente serena e forte, capaz de gerir a pressão, stress e ansiedade.

Ver mais episódios