blog

Sleepcasts: Quanto mais aborrecidos melhor!

Quanto mais aborrecidos melhor!

Sim, é verdade, é uma nova tendência: os podcasts que fazem sucesso por serem aborrecidos e quando mais aborrecidos melhor!

O Problema

Nós explicamos. Vivemos num mundo marcado pelas preocupações com a saúde, mas também por elevados níveis de stress. O mundo em que vivemos é marcado pela agitação diária onde, os filhos, o trabalho, a casa, as férias, as festas, tudo é vivido a correr. Só parece não haver tempo para dormir. Ou melhor ainda, disponibilidade para dormir. Porque deitar a cabeça na almofada e fechar os olhos até acontece, só que quando chega o momento é impossível conciliar o sono. Dormir tornou-se um problema. Segundo a OMS, entre 30 a 45% da população mundial, sofre de Insónia.

É um problema grave de saúde pública, porque conseguir dormir, ou dormir mal, pode provocar inúmeros problema de saúde física e mental.

Por isso, neste momento existem numerosos especialistas aplicados em ensinar-nos a dormir e a dormir bem.

A Solução

Ao contrário do que possas pensar, os podcasts estão na primeira linha desta batalha sem quartel, às insónias e noites mal dormidas.

Está em alta a categoria dos Sleepcasts.

Em qualquer outra altura ter um podcast que fizesse dormir era a morte do artista. Ninguém queria ter um podcast que adormecesse o ouvinte. Isto seria muito mau sinal.

Mas, há quem tenha olhado para este problema como uma oportunidade. E que tal fazer um podcast que ajude a adormecer? e pronto nasceu uma tendência: o curioso “boom” dos podcasts aborrecidos.

Por isso, há quem leia a artigos de Wikipédia, quem conte histórias intermináveis, quem fale ininterruptamente com uma voz monótona. E a verdade é que são um sucesso entre quem não consegue dormir.

Talvez um dos exemplos mais bem-sucedidos seja o Sleep With Me. Já vai no episódio 1173, e promete por todos e qualquer um a dormir.

E só preciso fazer play, fechar os olhos e deixar-se escorregar para o mundo dos sonhos, isto segundo o autor. Cada episódio tem cerca de 90 minutos e é mais do que suficiente para cumprir os seus objetivos.

A revista de saúde e bem-estar “Woman and Home” deu-se até ao trabalho de elaborar uma lista com os melhores podcasts de dormir.

Woman relaxing listening music on a bed

O Desafio

Segundo a Bloomberg este negócio está a tornar-se uma fatia importante no mundo dos serviços de saúde e bem-estar que, por ano geram, ganhos de mais de trilião e meio de dólares.

Porque, já existe quem pague por este serviço. Em vez de comprar um comprimido na farmácia, apostam em quem lhes fale, aborrecidamente ao ouvido, quando é hora de dormir. Podcasts como este não têm o objetivo de ensinar, de fazer rir ou fazer pensar. O objetivo é tão simplesmente fazer com que os ouvintes caiam no sono. Dizem que é melhor do que contar carneirinhos.

No Popcasts ainda não temos nenhum Sleepcast. Mas, quem sabe um dia destes… até lá vamos manter-te bem acordado ao som dos melhores conteúdos da plataforma.

Assim sendo, fica a sugestão aos criadores: porque não um podcast de dormir ZZZZZZZ…..