blog

Qual o Melhor Formato para um Podcast de Sucesso ?

Estás a pensar começar um Podcast ? Pois este é o momento certo. Ainda há muito espaço disponível para novos podcasts e novos podcasters. Esta é também a opinião de Márcio Barcelos, diretor do Festival Podes, (que vai acontecer já a 12 de Novembro de 2022) em entrevista ao Popcasts.
Este ano já não vais a tempo de inscreveres o teu novo podcast neste festival, mas quem sabe se para o ano, o primeiro prémio não vai ser teu ?
Só tens de escolher o tema, o título e é claro o formato. E este artigo é precisamente sobre “o melhor formato para um podcast de sucesso”, como vai ser o teu.
Ou seja, a forma como vais apresentar ao mundo o teu conteúdo. Vais fazer entrevistas, iniciar um monólogo, convidar um amigo para fazer uma dupla de apresentação? Como vai ser?
Porque o formato faz toda a diferença
Conhece aqui o top dos 7 formatos mais utilizados pelos podcasters de todo o mundo.


Este é o formato preferido dos comediantes. Um microfone e uma plateia ávida de passar um bom bocado a rir com as tuas piadas. É claro que tem tudo a ver com as tuas capacidades de bom comunicador. Se sozinho, és capaz de dizer ao mundo o que tens para dizer e consegues agarrar uma audiência fiel, não hesites, começa agora. Tens boas histórias para contar e sabes fazê-lo com a entoação correta, então avança. Mas, este formato não dispensa a elaboração de um guião prévio. Abrir o microfone e começar a “debitar” talvez não seja a melhor solução. Já ouviste dizer que o melhor improviso é o que está escrito!

2 – Entrevista – perguntas e mais perguntas!


Este é talvez o formato mais querido dos Podcasters do mundo inteiro. Fazer perguntas a pessoas interessantes é tentador! É uma oportunidade para conhecer pessoas novas e conversar com elas. Para além disso, a presença de especialistas gera autoridade e amplia a divulgação do teu conteúdo. Mas antes de começares, faz uma lista com as pessoas que queres entrevistar e porque é que as queres entrevistar. Têm a ver com o tema do teu podcast ? Vão aceitar o teu convite ? Consegues chegar até elas de forma a tornar o teu podcast pertinente ? Antes de começares a publicar garante a gravação de algumas entrevistas. Assim garantes que o intervalo entre os episódios é consistente. Lê este artigo do Popcasts para ficares a saber mais sobre este formato

3 – Partilhar o microfone – A Coapresentação

Esta pode ser uma boa opção para quem partilha um interesse com um familiar ou amigo. Não só o interesse, mas também a responsabilidade e o trabalho de oferecer ao público um conteúdo de qualidade. Desta forma tornas o teu podcast ainda mais interessante, através da troca de ideias e conhecimentos. Um microfone partilhado pode ser uma excelente opção e uma ajuda para manter a regularidade na publicação de novos episódios.

4 – Mesa Redonda ou Painel

E se o mesmo interesse foi partilhado por 4 ou 5 amigos ? Imagina que todos gostam do mesmo clube de futebol e todos querem dar a sua opinião sobre o estado do desporto no nosso país ? O formato mesa-redonda ou painel pode ser a solução. E os intervenientes podem variar de episódio para episódio. Este é o formato perfeito para os mais tímidos porque a responsabilidade é repartida entre os vários protagonistas.

5 – Storytelling não ficcional – Documentário

Ter um Podcast é também contar histórias. Quem não gosta de uma boa história ? Mas, tem se ser bem contada! Pode ser uma história real: um caso policial, um acontecimento passado ou presente, uma biografia… mas, seja qual for a situação, tem de ser contada de forma a captar e fixar a atenção do teu público. Uma história bem contada é o segredo do sucesso de um podcast. Porque não começar com “era uma vez” ?

6 – Storytelling ficcional – Teatro

O Podcast também pode ser o lugar para fazer brilhar a tua imaginação. O som pode ser o veículo ideal para contar uma boa história de ficção. Em tempos que já lá vão a Rádio foi mestra neste tipo de conteúdo, chamava-se Teatro Radiofónico. O formato perdeu-se com o tempo, mas, talvez esteja na hora de renovar e retomar esta forma de contar histórias. Está a ganhar força um pouco por todo o mundo. Quem sabe se o teu não pode ser o primeiro podcast de sucesso neste formato, em Portugal ?

7 – Conteúdo Reaproveitado

O Conteúdo Reaproveitado é talvez um dos formatos mais fáceis de conseguir. A publicação em episódios de um conjunto de conferências ou sessões de formação, previamente gravadas, pode ser uma forma de o áudio chegar a determinados públicos: alunos ou formadores, em diferentes pontos geográficos, podem desta forma aprender através da publicação de um podcast de conteúdo reaproveitado. Mas, há sempre cuidados a ter na publicação deste formato para que ele se torne percetível ao público a que se destina. Tens de ter cuidados especiais na introdução de cada novo episódio, para o localizar no tempo e no espaço.

Melhores formatos para um podcast de sucesso

Em conclusão, já percebeste que existem muitos formatos em que podes apostar para publicar o teu podcast. É claro que todos os formatos têm pontos positivos e outros negativos.
Há que saber aproveitar as coisas boas e evitar os erros.
Mas, o importante é escolher o formato que melhor se adapta ao tema do teu podcast.
Viaja através dos muitos conteúdos do Popcasts, para perceberes o que os outros criadores andam a fazer. Não vale copiar, mas, inspiração não falta por aqui.