blog

Podcasts no Feminino

Podcasts no Feminino

Dia 8 de Março é Dia Internacional da Mulher. E o que é que esta data tem a ver com Podcasts? Tudo! E já vais perceber porquê! O Popcasts esteve a fazer contas e chegou à conclusão de que pouco mais de 16% dos conteúdos inseridos nesta plataforma têm uma autora e/ou apresentadora. É claro, que este número sobe bastante se estivermos a falar de parcerias, ou seja, daqueles conteúdos onde existem 2 ou mais autores e/ou apresentadores. Mas, a verdade é que há menos mulheres a criar conteúdos digitais, (tanto áudio como vídeo), do que homens. Ou seja, existem menos podcasts no feminino.

Quem ouve mais podcasts:

As mulheres também ouvem menos podcasts do que os homens!

Num estudo publicado em 2022 pela Obercom, 47,8% dos portugueses do género masculino tinham escutado algum podcast no mês anterior. Enquanto isso, apenas 36% das mulheres o tinham feito.

Segundo este estudo foi também possível perceber que, em 2022, o consumo de podcasts estava a aumentar de forma mais acentuada entre os homens. Está na hora de mudar esta tendência.

Existem ainda outras diferenças. Por exemplo, enquanto os homens seguem mais podcasts sugeridos por outros podcasts que já ouvem, as mulheres tendem a aceitar melhor sugestões de familiares e amigos.

Um meio inclusivo e democrático:

O Podcast é muitas vezes considerado um meio inclusivo e democrático entre todos os meios de comunicação, porque oferece um palco e uma plateia a vozes que, de outra forma, não se conseguiriam fazer ouvir. Sem um investimento excessivo é possível produzir conteúdo de qualidade sobre os mais diversos temas.

Mas, como em todas as áreas, a falta de tempo, o medo da exposição excessiva, o achar que “não é para mim” e até o “síndrome da impostora” faz com que um grande número de mulheres hesite em dar o primeiro passo no mundo dos podcasts.

Histórias de sucesso:

No entanto, o mundo do áudio está repleto de histórias de sucesso no feminino: Mulheres que começaram a trabalhar e deram vida e voz a títulos que marcaram e marcam a “podosfera”.

E o mais curioso é que as marcas sabem disso. A Radio Ink menciona um estudo recente da Edison Research, segundo o qual existe uma procura cada vez maior de conteúdos criados e apresentados por mulheres. Isto porque o público feminino está também a crescer, sobretudo entre as maiores de 55, o que não deixa de ser surpreendente.

Portanto, fica o conselho – se és mulher e tens vontade de começar o teu podcast, este é o momento certo para começar, porque existe um público ávido de te ouvir.

Mulheres no Popcasts:

No Popcasts existem podcasts no feminino: ou seja, existem pelo menos 30 títulos inteiramente criados e apresentados por mulheres.

Deixamos-te apenas a títulos de exemplo, algumas sugestões: tens para ouvir o Cartão de Embarque, da Rita Santos que te leva a viajar pelos 4 cantos do mundo.

Também podes e deves ouvira A Vida Acontece onde a Margarida, a Joana e a Isabel falam de temas que dizem respeito sobretudo às mulheres. Uma Bela Questão é o que te coloca em cada episódio Amália Carvalho, que fala sobre inteligência emocional e desenvolvimento pessoal.

Bem Fala quem está de Fora é da autoria Daniela Crespo e ensina-te a comunicares com confiança e impacto. Ou então podes escolher começar a seguir as recém-chegadas Miriam Gonçalves e Raquel Bastos que contam histórias completamente originais para crianças, em Só Mais uma história.

Resumindo e concluindo: existem muitos podcasts no feminino para descobrir no Popcasts é só ouvir, porque vai valer muito a pena.