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Podcasts – 5 Tendências para 2024

O tempo passa a correr! 2023 está quase, quase a terminar e há que olhar para o que de novo nos traz o ano que se avizinha. Em todas as áreas é assim, o mundo dos podcasts não é diferente. Por isso, hoje deixamos-te aqui 5 pontos, aos quais o Popcasts pensa que é importante estares atento em 2024. Se tens um podcast ou estás a pensar em começar um projeto deste género, tens de ficar atento a estas 5 tendências para 2024.

1 – Expansão do Conceito de Podcast

O podcast já é um jovem adulto. Em 2024, o conceito completa 20 anos de história. Isto se concordarmos que o surgimento do termo “podcasting” coincide com o início da história do formato. E a palavra “podcasting” surgiu pela primeira vez em 2004, num artigo do The Guardian.

Mas, mais ano menos ano, a verdade é que ao longo das duas últimas décadas o podcast tem ganho visibilidade e sobretudo tem evoluído, na maneira como o entendemos.

Porque afinal o que é um podcast ? É um programa de áudio, dividido em episódios, que podemos consumir quando e onde quisermos. Mas, é mais do que uma conversa, mais do que notícias, mais do que programas de humor. Pode ser ficção ou documentário, narrativo ou noticioso. Em termos de conteúdo o podcast pode ser, exatamente, o que o seu criador quiser que ele seja. Pode ter apenas alguns minutos ou várias horas, por exemplo.

E esta expansão do conceito é uma das tendências do formato podcast. Há ofertas para todos os gostos. Dá resposta aos mais diferentes públicos, que querem consumir conteúdo de acordo com as suas preferências. Por isso se tens uma ideia, em 2024, ela pode transformar-se num podcast. É só escolheres a melhor maneira de dares a conhecer a tua voz ao mundo.

2 – Mais Video

O podcast é mais do que audio on demand: é som, mas também pode ser imagem. E esta outra das tendências para 2024.

Já o dissemos, o Podcast é um conteúdo digital que podes ouvir quando e onde quiseres. Pode ser um conteúdo áudio, mas é também, cada vez mais, vídeo. O gosto pelos conteúdos que também são imagem está, sem dúvida, a crescer. Não é por acaso que o Popcasts se define como uma plataforma onde “vês o que queres ouvir”. Sabemos que o caminho do podcast passa por aqui: pode ser áudio, para os fans do som, pode ser vídeo, para os que preferem a imagem. Há espaço para todos.

Até porque um estudo recente veio revelar que os consumidores de podcast de vídeo e áudio são essencialmente as mesmas pessoas, que escolhem o seu formato com base no contexto, humor e ambiente. 86% daqueles que assistiram a podcasts de vídeo também ouviram podcasts de áudio no mesmo período.

Video ou audio a escolha é tua.

3 – Mais Anúncios

A aposta na inserção de publicidade em podcasts cresceu qualquer coisa como 538% nos últimos 10 anos. O número é gigante. As marcas já perceberam que este novo formato promete e apostam nele.

Até porque, estudos recentes revelam que 78% dos consumidores de podcast não se importa de ouvir anúncios. E 80% nem os tenta evitar. A maior parte recorda-se do produto que foi anunciado, com maior facilidade do que quando é exposto a essa mesma mensagem noutros meios.

As marcas sabem disto e têm apostado fortemente na produção de podcasts próprios ou patrocinando conteúdos de criadores independentes.

Nem tudo são rosas, claro. Ainda há muito trabalho a fazer: para perceber que nem sempre os grandes números em termos de público, significam grandes taxas de conversão em negócios efetivos. Mas, sem dúvida, que o público dos podcasts é atento e sensível ao que ouve neste formato.

Por isso, o investimento em publicidade em podcasts, em 2024, só tem tendência para crescer.

4 – Novos Públicos

Há pouco tempo começaram a surgir algumas notícias, segundo as quais o podcasting será o formato de media que mais crescerá em 2024.

As gerações Z e Y vão continuar a ser os grandes consumidores de podcast. Os que já ouvem vão continuar a ouvir, mas sem dúvida que novos públicos estão a surgir. Como o Popcasts deu conta durante este ano, a aposta no público mais jovem, mesmo infantil, é cada vez maior. E vai continuar a ser! Porque eles consomem sozinhos, mas, também em conjunto com toda a família, em casa ou mesmo no carro. Empresas como a Disney e a Nickeodeon dão o exemplo, investindo em novos conteúdos, nas diferentes plataformas.

Mas, também os mais velhos não ficam de fora. Segundo a Edison Research os maiores de 55 são uma oportunidade, em 2024. O número de ouvintes de podcast entre este público ainda não é muito grande e, por isso, esta faixa etária tem enorme potencial de crescimento.

Afinal, o podcast pode ser e é para todos.

5 –  Mais Ajuda da AI

2024 vai ser o ano em que a inteligência artificial vai brilhar nos podcasts. Já existem muitas ferramentas de AI disponíveis para ajudar os criadores de conteúdo, sobretudo no que diz respeito a análise de dados. Mas, também na produção de podcasts, existem cada vez mais recursos que podem ajudar quem já tem ou está a pensar ter um podcast.

Recursos que vão desde a melhoria da  qualidade do som, até à transcrição de conteúdos e tradução em línguas diferentes de cada um dos episódios. Em todas estas áreas a AI está preparada para dar cartas.

Até na área das ideias, do planeamento e da promoção a Inteligência artificial pode e vai ajudar. É claro que, nesta área, ainda falta dar alguns passos, sobretudo ao nível da proteção dos direitos de autor.

Seja como for, a AI dispensa-nos de muitas tarefas repetitivas, monótonas e que roubam muito tempo a quem produz conteúdo.

O futuro até já dobrou a esquina, já está mesmo aqui ao pé de nós.

2024 vai ser um ano em cheio para o Podcasting. Fica atento. O Popcasts vai continuar por aqui para te ajudar a fazer mais e a chegar mais longe. Bom 2024.