blog

Podcasts Infantis – Naturalmente em alta!

Podcasts Infantis

Enquanto um público atento espera ansiosamente pelo 3º filme da saga “Frozen”, a Disney anunciou a publicação de um novo Podcast com o título The Frozen Podcast: Forces of Nature. Trata-se de um conteúdo áudio, narrado por um meteorologista conhecido. A história está dividida em em 12 episódios, vai contar uma história repleta de preocupações ambientais, ou seja, um tema naturalmente em alta!

Mas, esta série dá apenas continuidade a uma tendência que se tem vindo a afirmar nos últimos meses: e que é o gosto dos mais pequenos por podcasts.

E, porque de pequenino é que se criam os bons hábitos, vamos olhar para esta tendência com mais mais cuidado.

Partilha, escolha, audição!

Nos EUA a Edison Research publicou, em julho, um estudo segundo o qual 46% das crianças entre os 6 a 12 anos, naquele país, já ouviram um podcast e 29% das crianças, com esta idade, ouviram um podcast no último mês. Esta percentagem sobe para 42% se seus pais também ouviram podcasts no último mês.
Mas, o mais curioso é que, ainda segundo este estudo, 87% das crianças relataram já terem partilhado publicações sobre o que aprenderam num podcast com outras pessoas! 72% dos pais afirma que os filhos se divertem a ouvir podcasts.
E, finalmente, 71% dos pais também revelaram que os temas dos podcasts infantis podem servir de tópicos interessantes para serem conversados em família.
Mais de dois terços dos pais entrevistados (68%) também disseram que costumam ouvir podcasts com seus filhos no carro.

Quando as crianças foram questionadas sobre os motivos que as levam a ouvir podcasts, responderam que os podcasts são divertidos (59%); que é bom poder ouvir podcasts enquanto realizam outras tarefas (52%). E ainda, 48% responderam também que gostam de ouvir podcasts em família e 44% gostam das pessoas que participam nos podcasts.

Ainda segundo este estudo, as categorias mais procuradas pelas crianças são as que dizem respeito a jogos (51%), música (43%), comédia (39%) e histórias (36%).

Novos lançamentos

Mas este estudo não é o único sinal de que os podcasts infantis estão em alta.

O famoso canal de conteúdos infantis Nickelodeon anunciou que vai publicar, na altura do Halloween, um podcast original de ficção infantil, com o título Are you Afraid of the Dark?

E o Nickleodeon não é um canal estreante nestas andanças de podcast infantis: Avatar, The Last Airbender e Sponge Bob, são algumas das aventuras que já fizeram a sua estreia no mundo dos Podcasts.

Também a Wondery (que pertence à Amazon) vai lançar em exclusivo o podcast The Cat in The Hat  – Um personagem muito famoso criado, pelo igualmente célebre Dr. Seuss, autor de histórias infantis norte-americano, que dispensa apresentações.

E isto só para falar nos grandes lançamentos, porque uma breve pesquisa na internet conduz-te por variadíssimos títulos infantis, em formato podcast.

A famosa revista espanhola Hola numa das suas últimas edições propõe que os últimos dias de férias sejam passados ao som de podcasts infantis.

Porque, por estes dias, é cada vez mais difícil manter os mais pequenos entretidos, o melhor é partilharem a audição de um podcast.

Mas, o facto de as crianças gostarem de ouvir história, nem nos devia admirar. As histórias infantis estiveram sempre, naturalmente em alta!

Só mais uma história

Toda a gente sabe que não há nada melhor do que adormecer ao som de uma história. Somos poucos os que não pediram “Conta só mais uma” na hora de ir para a cama e apagar a luz. É uma experiência quase universal. Só que essa experiência, agora, pode estar à distância de um clique. Assim, em vez de ser uma mãe cansada a ler um livro sem vontade, a história do fim do dia, pode ser uma experiência partilhada ao som de um conteúdo digital bem produzido.

Os podcasts infantis estão naturalmente em alta. E nós, no Popcasts, até já temos um que tens mesmo de ouvir. Chama-se Só Mais uma Estória.

Um podcast com histórias da autoria de Miriam Gonçalves e de Raquel Bastos, e que são todas interpretadas pela fantástica voz da Miriam. Vale a pena ouvir! É só fazer clique.  Afinal quem não gosta de uma boa história ?