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Podcast, um conteúdo de nicho?

Conteúdo de Nicho

Uma pequena, grande audiência!

O Podcast é um conteúdo de Nicho. É o que todos os especialistas em conteúdo digital dizem. Mas, isso é bom ou mau? Isso quer dizer que nunca será possível alcançar uma grande audiência? Que dizer que o meu podcast, por melhor que seja, vai ser sempre ouvido por um pequeno grupo de pessoas?

Nada disso. Vamos então mergulhar no que significa ter um conteúdo de nicho.

O que é um conteúdo de nicho

Nicho é um conceito importado do Marketing e significa que, para terem sucesso, as empresas têm de identificar o seu grupo específico de consumidores, que partilham os mesmos interesses e têm as mesmas necessidades.

Ou seja, ter um podcast de Nicho significa que temos um programa único, com um grande valor acrescentado, porque falamos do que mais ninguém fala, para um grupo de ouvintes altamente motivados e interessados no que temos para lhes oferecer.

Como dizia o convidado do 7º episódio do Por Dentro Com… Luis Sousa, diretor de Conteúdos da Bruá – “na prática os podcasts ganham tanto mais, quanto mais específicos são na sua particularidade, porque uma pessoa que queira ouvir um podcast sobre o carburador de um Chevrolet dos anos 70, vai querer consumir aquele conteúdo, vai ser um apaixonado por aquilo”. Um conteúdo de nicho é isto mesmo: É um conteúdo com um tema específico, que vai interessar de forma especial a um determinado grupo de pessoas. Um grupo, que pode ser maior ou menor, mas será sempre muito interessado. Podem não ser todas as pessoas, mas são aquelas que verdadeiramente estão interessadas em ouvir o que estás a fazer e isso cria comunidade e é esta comunidade que alimenta o sucesso do conteúdo.

Benefícios de um conteúdo de nicho

No entanto, não deve ser um nicho tão pequeno que não te permita crescer durante pelo menos um ou dois anos.  Escolhe um tema que possas explorar durante um número substancial de episódios. Podes começar mesmo por planear uma estratégia, dividindo o conteúdo em temporadas e episódios.

É claro, que nem todos estão interessados em carburadores de Chevrolet, mas existirá uma comunidade que vai devorar este conteúdo e torná-lo relevante. E, mais do que isso, vai atribuir autoridade ao autor do conteúdo, que é seguramente, um especialista na matéria.

Portanto, o conselho é: acrescenta valor ao teu conteúdo, tornando-o um conteúdo de nicho, o mesmo é dizer um conteúdo de referência para uma determinada comunidade, que se vai reunir em torno do teu programa e crescer com ele.

Já existem muitos podcasts sobre música, mas sobre música dos anos 70, existem menos e se for sobre música dos anos 70 produzida em Portugal, então ainda existirá menos concorrência e os verdadeiros fãs não vão faltar. E se for música rock dos anos 70, feita em Portugal, ainda melhor. Acho que já percebeste a ideia.

É importante escolher bem

No Popcasts temos quase 250 títulos, alguns deles de nicho. É um excelente campo de pesquisa.

Ou seja, escolher o nicho onde vai atuar o teu conteúdo é uma arte e dá muito trabalho, mas existem muitos e bons motivos para fazeres este exercício.

Esta capacidade de encontrar um nicho também pode fazer a diferença, quando se trata de monetizar o conteúdo. Ser específico pode ser interessante para eventuais marcas que queiram apoiar o teu conteúdo. Se falas sobre cerveja artesanal, o mais provável é que alguém se interesse por publicitar no teu conteúdo um produto deste género. Se escolhes falar sobre chocolate, terás seguramente um doce patrocinador. E por aí fora. As potencialidades de um conteúdo de nicho são gigantes.

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5 motivos para escolher um conteúdo de nicho

Para já deixamos 5 bons motivos para definires o teu nicho, quando pensares em começar um podcast:

1 – Acrescentas valor e tornas único o teu conteúdo;

2 – É mais fácil traçar uma estratégia e planear os próximos passos;

3 – Crias autoridade, transformas-te num especialista;

4 – Tornas-te interessante aos olhos das marcas;

5 – Conquistas uma comunidade empenhada e apaixonada pelo tema, que vai
estar sempre à espera do próximo episódio;

E não te esqueças de ouvir a tua concorrência, os podcasts que já existem sobre temas parecidos ou dentro da mesma categoria. Ouve o que já está a ser feito, e de que forma está a ser feito, para descobrires o que lhes falta e de que forma podes fazer a diferença e acrescentar valor.  

Experimenta. Escolhe um tema e descobre o teu nicho. Assim vais conseguir seguramente um uma grande audiência para o teu podcast, a partir de um “pequeno assunto”, onde és uma autoridade e fazes a diferença.