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Os 6 “C”s de um Podcast de Sucesso!

Podcasts de Qualidade

Tanto quanto se consegue apurar, em Portugal devem existir cerca de 300 podcasts independentes ativos (ou seja, podcasts com novos episódios publicados há menos de um ano). E um podcast de sucesso tem de ter 6 “C”s. Queres saber quais são? Lê este artigo até ao fim.

No número 300 que começamos por referir não estão incluídos, é claro, os títulos ligados a grandes empresas de comunicação – rádios, jornais e televisões. Esses são, evidentemente, muitos mais.

Portanto vamos focar-nos nos independentes:

Todos aqueles autores que tomam, sozinhos, a difícil decisão de fazer um podcast. Os que têm a coragem necessária para comunicar com o mundo através de um conjunto de episódios áudio.

Porque não é fácil tomar esta decisão de fazer um podcast independente. Não é só um hobby. Porque para conseguir ser consistente, ter qualidade e obter números, construir um podcast é um trabalho a tempo inteiro.

Só quem já fez ou faz, sabe o trabalho que implica fazer um podcast assim.

Mas, se não for assim, também não vale a pena! Ou melhor, podes fazer por puro divertimento. Ligas o gravador do telemóvel, o dictafone, e gravas o que tens para dizer. Publicas numa plataforma, porque até são gratuitas e pronto! Mas, isto não é bem um podcast…

Então, podes ter uma excelente ideia, mas para que ela resulte num conteúdo de qualidade há pelo menos 6 Cs que não podes ignorar:

1 – C de Consistência

Publicar o primeiro episódio pode ser muito divertido e estimulante. Mas, a partir daí, tudo pode acontecer. Os números são claros: 44% de todos os podcasts que existem, têm menos de 3 episódios publicados.

E dos quase 4 milhões de podcasts que existem no mundo inteiro, apenas 720 mil conseguiram ultrapassar o 10º episódio.

E destes 720 mil, apenas 156 mil têm episódios novos todas as semanas.

Em resumo é muito difícil ser consistente. Os recursos são escassos: tempo, ideias, convidados, vozes, oportunidades de promoção estão sempre em falta. A gestão é difícil e se os números não crescem, tão rapidamente como o autor espera, ao virar de cada esquina está o desejo de desistir.

Ou seja, de publicar todas as semanas, passamos a publicar apenas uma vez por mês… depois uma vez, de vez em quanto… até ao abandono final.

E uma ideia que, a princípio parecia tão boa, e ter tudo para resultar, afinal não resulta.

O público entretanto conquistado, perante a ausência de novos episódios, desiste também, e perde a vontade de clicar de novo no nosso programa.

Por isso, quando pensares em publicar o teu novo podcast, pensa antes se tens tempo e recursos para manter pelo menos uma temporada.

2 – C de Conteúdo Interessante

E se isto acontece quando a ideia é boa e o conteúdo interessante, imagina se não for ? Existem muitos podcasts cuja apresentação é “vou falar sobre mim e sobre o meu dia a dia, tenho opinião sobre tudo e mais alguma coisa e isto vai ser o meu podcast”!

Das duas uma: ou és um comunicador imbatível, um filósofo de mão cheia ou vives em “Narnia” e, de facto, tudo o que te acontece é fantástico. Se assim não for, vais conseguir fazer, com sorte, três episódios. A tua mãe vai ouvir, o teu/tua melhor amigo/a também e quem sabe conquistas um “hater” que te vai enviar mensagens desagradáveis nas redes sociais.

Exagero? talvez! Mas o melhor é estabelecer um plano. Papel, caneta, teclado de computador, folha de word/excel. Desenha uma grelha com pelo menos 10 episódios e escolhe um tema para cada um deles. Se tiveres assunto, excelente! Avança!

Ah! E escolhe um fio condutor: cinema, desporto, coleção de selos, o teu gato! É mais fácil, acredita!

3 – C de Critérios Assertivos

Quando começares o teu podcast faz escolhas criteriosas. Quanto tempo vai durar cada episódio?  Vou publicar em que dia da semana ou do mês ? vou receber convidados ou vai ser uma aventura a “solo” ? o tom vai ser divertido ou mais sério e formal? Vou promover quando e onde, em que redes sociais vou marcar presença?  Que imagem vai identificar o meu podcast, que sons vou utilizar? A tua audiência quer fazer do teu podcast um hábito. As surpresas podem ser bem-vindas, mas o desconforto de nunca saber o que vamos encontrar, não é a melhor receita para um conteúdo de sucesso. Antes de lançares o teu podcast, faz escolhas e mantem-te fiel, ao plano inicial.

4 – C de Conforto de Escuta

Este “C” é muito importante. Mas, mesmo muito importante! Não existe nada mais desagradável do que clicar no “play” e não conseguir ouvir em perfeitas condições o que está a ser dito.

A imagem pode estar ótima, o título pode ser muito sugestivo, o assunto pode ser superinteressante, mas se o som não tem qualidade… se tens de fazer um esforço para ouvir e perceber, se o pivot está em cima do microfone, mas a voz do convidado está no fundo do túnel, já perdeste metade dos interessados.

Sons saturados, estalidos desnecessários, as obras do vizinho, não são a melhor sonorização para o teu podcast.

Num conteúdo onde cada som pode valer mil imagens, o audio tem de ser cuidado. O ambiente tem de soar da maneira certa.

Se queres ter um conteúdo de qualidade investe num microfone de qualidade e procura um local minimamente isolado para gravares.

A clareza do som, a proximidade da voz, a ausência de ruídos incomodativos pode fazer muito pelo teu conteúdo.

5 – C de Comunidade

É por causa dela, da comunidade, que o teu podcast tem de ser um bom conteúdo. Da comunidade fazem parte todas aquelas pessoas que ouvem e reagem ao teu podcast. Gostam, seguem, enviam comentários e sugestões!

Aquilo que dizes no teu podcast tem impacto no dia a dia destas pessoas e como tal queres oferecer-lhe o melhor em cada novo episódio. Queremos oferecer um conteúdo pensado, estruturado, com bom som, que faça sentido.

Um estudo recente veio revelar que o “boca a boca” continua a ser o impulsionador mais forte do crescimento dos podcasts, já que mais de metade dos entrevistados (55%) disseram que descobrem novos podcasts através da recomendação de um membro da família, amigo ou colega de trabalho no seu círculo social.

E as pessoas só recomendam aos amigos e à família aquilo que gostam ou que acham que tem qualidade.

6. C de Confiança

E depois de tudo isto publica e confia.

Se te preparaste, planeaste e fizeste o trabalho de casa, o teu podcast tem de ter qualidade.

Por isso, marca a data e lança o teu conteúdo.

E não te esqueças de o integrar na primeira e única plataforma divulgadora e impulsionadora de conteúdos de língua portuguesa – o Popcasts

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