blog

Equipamento para podcast: A lista essencial para produzires o teu.

Microfone

Escolher o equipamento necessário para produzir um podcast pode ser uma tarefa bastante confusa. Aqui encontras o que realmente precisas para arrancar com o teu projecto.
Dos vários passos para construir um podcast, a escolha do equipamento será, certamente, um dos mais complexos e que pode gerar alguma confusão, especialmente quando não se está familiarizado com tecnologias de áudio.
Neste artigo procuramos responder a todas as tuas questões, para que possas arrancar com o teu podcast a todo o gás. Para isso, vais precisar:

Computador

Sim, é óbvio. O computador vai servir para gravar, editar, gerir e distribuir o teu podcast. É importante que execute com facilidade os softwares e que tenha memória disponível.

Microfones

Não menos óbvio, o microfone é uma peça central do podcasting. Para um som de máxima qualidade é necessário ter um microfone USB/XLR ou analógico. Não é aconselhável usar o microfone incorporado no computador, o smartphone ou o micro dos phones. Se o formato é de entrevista, é logicamente, necessário mais do que um microfone.

Pop Filter/Filtro de Microfone

O pop filter serve para minimizar o impacto do ar no microfone e absorver as consoantes oclusivas. Palavras com P e T, por exemplo, têm um efeito sonoro explosivo, pelo que o filtro é indispensável. Deve-se ter em atenção a sua compatibilidade com o equipamento que descrevemos no ponto seguinte.

Suporte de Microfone

Mas, em relação ao microfone existem outros pormenores a ter em conta, por exemplo, o suporte: Este suporte serve não só para segurar o microfone e o “pop filter”, como para os colocar na melhor posição e assim evitar movimentos estranhos e falhas de som. Existem “packs” que vendem estas três ferramentas agregadas. É aconselhável adquirir um suporte com shock mount, um mecanismo que absorve vibrações indesejadas que influenciam a qualidade do som, como um toque na mesa ou um abanão.

Headphones

Certamente já viste um qualquer intéprete em estúdio, a gravar a sua nova música com headphones colocados. Isto acontece para que o artista possa monitorizar a qualidade do som, se este está a sair como pretendido, sem discrepâncias de volume. No formato entrevista permite que se monitorize também o output de som do convidado.

Amplificador de Headphones

Este dispositivo é essencial para podcasts com mais do que um interveniente. É através dele que se monitoriza e ajusta o som de cada auscultador. No caso de um convidado falar num tom mais alto ou baixo, este é o interface que ajuda no equilíbrio do volume.

Interface de Áudio

Este equipamento converte o áudio para formato digital, para que se possa ter acesso ao mesmo no computador. Existem microfones (USB) que não necessitam deste dispositivo, mas para quem procura a máxima qualidade de som, este aparelho é indispensável.

Mixer

O mixer tem algumas semelhanças com o interface de áudio, descrito em cima, com a diferença de conferir um maior controlo do som. O “mixer” permite regular os níveis de entrada e saída de áudio. Existem também softwares que desempenham a função (DAW).

Cabos

Muitos dos equipamentos já vêm com os cabos incluídos. Porém, se se pretende oferecer a melhor experiência de áudio é aconselhável optar por cabos XLR.

Gravador Digital

Este equipamento serve essencialmente para gravar entrevistas no exterior e armazenar o ficheiro digital para posterior edição. Caso o podcast contenha esse formato, esta peça torna-se indispensável.

Armazenamento

Os ficheiros de áudio podem ser bastante pesados. Para não comprometer o armazenamento do computador, pode-se optar por guardar os ficheiros em cartões de memória, pen-drives ou num serviço de cloud.

Isolador de Som

Com efeito, um espaço com boa acústica e à prova de som fazem toda a diferença durante a gravação do podcast. Os painéis acústicos ajudam a eliminar ecos e ruídos exteriores. Aqui, impera também o bom senso, não se deve gravar num local onde o barulho seja incómodo, com outras pessoas nas imediações, janelas abertas, barulhos de automóveis etc.

Software de Gravação e Áudio

Depois de gravado, o podcast precisa das devidas afinações antes de ser publicado. Talvez seja necessário cortar alguma parte, é necessário incluir a intro, colocar a música de genérico etc… Para isso é necessário um software específico. Existem dos mais básicos aos mais complexos, dos gratuitos aos pagos. Esta ferramenta deve ser adquirida conforme o nível de experiência neste âmbito. Pode ser a parte mais morosa da produção de um podcast, pelo que recomendamos também alguma paciência.

Alojamento do Podcast

Por fim, o local onde ficará alojado o podcast também carece de alguma análise. Existe um website próprio para publicar? Se não, qual a melhor ferramenta? Qual o budget que tenho? Este software, distribui o podcast automaticamente nas maiores plataformas?
Por isso, aqui aconselhamos o Popcasts, a primeira plataforma dedicada ao público nacional, 100% em Português. Uma plataforma sem custos, cujo objetivo é ajudar os podcasters nacionais a crescer. Sabe tudo AQUI.


Resumindo, não existe uma resposta direta para a pergunta qual o melhor equipamento. Deve ser feita uma avaliação ao que se pretende e o que se quer atingir com o podcast, e os preços vão variar conforme a resposta. Existem plataformas que comercializam este tipo de materiais em 2ª mão e em perfeito estado, há sempre um amigo que ajuda a editar ou empresta uma destas ferramentas, pelo que a tua avaliação é essencial.
Esperamos por ti no Popcasts.