blog

E que tal um podcast para trocar o sono por miúdos?

Um podcast para ficar a saber mais sobre sono infantil

É tempo de trocar o tema do sono por miúdos! Por isso, este é um podcast para ficar a saber mais sobre sono infantil. Um estudo recente revelou que pelo menos 46% dos portugueses dormem menos de 6 horas por dia. E 40% revelam ter dificuldades em manter-se completamente acordados em todos as atividades diárias. Ou seja, para muita gente o sono ou a falta dele, é um verdadeiro problema. De certeza que nestas percentagens encontramos muitos jovens pais.

Porque quando um bebé entra em casa, a primeira coisa que se altera é a forma de dormir de toda a família. De certeza que já ouviu contar histórias assustadoras de bebés que choram a noite toda ou crianças que acordam 20 vezes por noite. Um pesadelo para pais e filhos.

A Importância de uma boa noite de sono

E porque bons hábitos de sono têm uma importância absolutamente fundamental na nossa saúde, a Enf. Joana Mendes Marques pôs mãos à obra. E resolveu dar origem a um podcast sobre sono infantil: Chama-se “RFM – Sono Trocado Por Miúdos”, um podcast para saber mais sobre sono infantil.

Ou seja, um conteúdo que tem como objetivo trazer à luz os temas mais controversos e as maiores dúvidas dos pais sobre o sono dos seus filhos. Dúvidas que vão ser esclarecidas em sono pediátrico e pais exaustos e privados de sono

Ainda por cima a Joana M. Marques é uma especialista na matéria. É mestre em enfermagem de saúde infantil e pediátrica. Tem um doutoramento em enfermagem avançada e diversas especializações em sono infantil. Neste momento, coordena uma pós-graduação em sono na infância e adolescência.

Em suma, a Joana tem uma enorme paixão pela área do sono nos primeiros anos e vida. E, ainda para mais, é mãe de duas crianças, por isso, sabe tudo o que há para saber sobre este tema.

É importante estar informado e saber o que fazer

O Popcasts perguntou à Enf. Joana porquê um podcast sobre Sono Infantil:

Joana M. MarquesO Sono é sem dúvida um tema cada vez mais procurado pelos pais. Infelizmente na maior parte das vezes, só procuram ajuda, quando o problema de sono já está instalado e os pais estão cansados demais para avançar com processos de sono consistentes. A prevenção é fundamental! Os Cursos de Preparação para a Parentalidade ainda não dão foco a esta área. E muitos pais têm o seu bebé sem qualquer conhecimento sobre o que é esperado do sono nos primeiros meses de vida. E não sabem o que podem fazer para promover um bom sono e prevenir problemas nesta área. Felizmente os pais começam a perceber que dormir mal nem sempre é uma fase. Por isso, cada vez mais pedem respostas e ajuda. Mas os profissionais, na sua maioria, (ainda) não estão preparados para informar e capacitar os pais.

Testemunho na primeira pessoa

Popcasts – Enf. Joana os seus filhos dormem bem? Que estratégias usou para que isso acontecesse?

Joana M. MarquesTenho dois filhos, o Afonso de 9 anos e a Constança de 6. O Afonso foi um bebé que praticamente não dormia durante o dia. Durante a noite acordava de 2h/2h horas e portanto, vivi uma forte privação de sono nos primeiros meses de vida dele. Pedi ajuda ao Pediatra e à Enfermeira do Centro de Saúde, mas sempre sem respostas. Li muito e percebi que cada livro tinha uma abordagem própria e nenhuma delas se identificava comigo e com o meu bebé. Juntei o melhor de todas as teorias e construi o ‘nosso’ processo de sono, que iniciei aos 6 meses. O Afonso passou a fazer sestas de 2h durante o dia e dormia a noite toda. Foi o melhor que nos aconteceu. Sabendo isto, com a Constança tudo foi mais fácil, a intervenção foi atempada e aos 5 meses e meio tinha uma bebé que dormia lindamente de dia e de noite. Desde essa idade que dormia a noite seguida, sendo uma bebé tranquila e que mamou até aos 2 anos e meio.

Assim sendo, ao saber mais sobre o sono dos meus filhos, comecei a ser melhor mãe, mulher, amiga, trabalhadora. Precisamos de estar bem para cuidar bem dos nossos filhos (e de nós)!

A ajuda que faz falta

Popcasts – Acha que este podcast vai mesmo ajudar pais e filhos?

Joana M. MarquesUma coisa é certa, temos de falar sobre Sono e dar-lhe a devida importância. Ter um Podcast dedicado exclusivamente a esta temática é uma enorme evolução e inovação. Optei por ter um Podcast com dois tipos de convidados. Por um lado especialistas em Sono Infantil, médicos, psicólogos. Profissionais com muita formação e experiência na área, que trazem a melhor evidência científica para os episódios. E por outro lado, são convidados mães e pais que falam das suas angústias, dúvidas, pensamentos e estratégias que adotaram no sono dos seus filhos. Vêm partilhar na 1ª pessoa esta problemática e ajudarem quem ouve a refletir melhor sobre o sono dos seus filhos. Desta forma percebem que “não estão sozinhos”.

As temáticas de cada episódio foram selecionadas cuidadosamente, sendo desenvolvidos os temas mais controversos e onde os mais têm, normalmente, mais dúvidas e angústias.

Apesar disso, o Podcast não pretende ensinar os pais a adormecer os seus filhos, pois as estratégias variam muito de família para família. Cada um decide o que é melhor para a sua ‘casa’. Contudo, embora haja muitas correntes sobre processos de sono, partilha de cama ou colo para dormir, este Podcast afasta-se de qualquer fundamentalismo ou opinião. São episódios com uma forte base científica, em que se exploram os maiores problemas de sono, as suas causas e estratégias para ajudar os pais a resolvê-los. Vale a pena ouvir e ver!

Um podcast para saber mais sobre sono infantil

Concluíndo “RFM – Sono Trocado por Miúdos é a aposta mais recente em podcasts da RFM, que em conjunto com a Joana M. Marques deu origem ao podcast mais esperado por todos os pais! Um podcast científico e sem filtros para toda a família. Um podcast para ficar a saber mais sobre sono infantil. Para ouvir no Popcasts.