blog

A JMJ 2023, em Podcast.

Por estes dias Lisboa está no centro do mundo. Porque, para aqui estão a convergir jovens peregrinos de todos o mundo. Vamos, ler, ver e também ouvir… Afinal, o que por aqui acontece também pode ser vivido através do áudio, por isso este artigo é sobre a JMJ 2023, em Podcast.

Antes de mais nada, ficaram famosas as palavras do Presidente da República em 2019: “Portugal, Lisboa: esperávamos, desejávamos, conseguimos, vitória”. Com efeito, uma reação, muito espontânea, ao anúncio no Panamá, de que em 2022, as Jornadas Mundiais da Juventude teriam lugar no nosso país.

Apesar de tudo, Marcelo Rebelo de Sousa não fez mais do que verbalizar a euforia de um país que se começava a preparar para um grande evento. porque este será um evento capaz de reunir mais de um milhão de jovens, de 180 países diferentes. De facto, soubemos isto tudo, ainda antes de o mundo perceber que tinha uma pandemia para ultrapassar. Com efeito, o Covid 19, tirou a JMJ do calendário de 2022. Por causa disso, a Jornada foi adiada um ano e remarcada para agosto de 2023. Mas, o tempo passa a correr e 4 anos pareceram pouco para preparar um evento desta dimensão..

Assim sendo, cá estamos nós, nos dias maiores, deste encontro que também pode ser vivido no Popcasts, através de pelo menos 6 títulos:

PALCO DO MUNDO

As histórias, os momentos, as palavras do Papa e tudo o que cabe em 24 horas de JMJ passa pelo “Palco do Mundo”.

Então este é um podcast diário e irrepetível, de 31 de Julho a 6 de Agosto, a acompanhar um dos maiores eventos do mundo, em Lisboa – a Jornada Mundial da Juventude. “Palco do Mundo” é um podcast do jornalista Vítor Mesquita.

SOMAR IDEIAS

No ano da Jornada Mundial da Juventude, ouvimos os jovens sobre os problemas que os preocupam e as grandes questões da atualidade. Todas as semanas com convidados diferentes, houve tempo para ‘Somar Ideias’, para chegar a todos. Um podcast de Angela Roque

O MUNDO À MINHA ESPERA

Um programa diário da Rádio JIM Online que é também um podcast, que te conta tudo o que girou e continua a girar à volta da JMJ23: iniciativas, peregrinação dos símbolos JMJ23, conferências, testemunhos… enfim… o percurso e o caminho até à JMJ23!

A JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE É PARA TI

Um podcast que te conta as Histórias e as Memórias das JMJ anteriores para que possas para viver a jornada de Lisboa, em plenitude!

OS PATRONOS DA JMJ

São 13 os Santos escolhidos como Patronos da Jornada Mundial da Juventude 2023. Este é um podcast que que te dá a conhecer, com profundidade, a vida e a santidade destes homens e mulheres, exemplos de vida para os jovens de hoje e de sempre.

BOLSA DE FUTURO

“Gostaria de ver em Lisboa uma semente do mundo do futuro. Um mundo onde o amor esteja no centro, onde possamos nos sentir irmãs e irmãos”, disse o Papa Francisco no vídeo de intenções de oração para o mês de agosto. E por isso, a Ana Catarina André, deu início ao podcast “Bolsa de Futuro”. No ano de Jornada Mundial da Juventude, é tempo de conhecer as histórias de alguns dos mais inspiradores e talentosos jovens portugueses. Das artes à ciência, passando pelo direito e pela economia, queremos descobrir os projetos e as ideias da nova geração.

Afinal, vale mesmo a penas viver a JMJ 2023 em Podcast, no Popcasts.