Como ganhar um debate na televisão. Um guia para o sucesso infalível.

Leitura do Artigo de Cláudio Fonseca publicado no Jornal O Diabo no dia 16 de Fevereiro de 2024

Como ganhar um debate na televisão. Um guia para o sucesso infalível.

Vamos entrar na última semana de debates, apesar de eles não serem muitos, estão mal divididos, dias em que apenas tivemos um e vários dias em que tivemos três, em alguns casos tivemos um debate às 18h e outro às 22h em vez de 21h. Não conseguem compactar mais porquê? Há jornalistas a menos? Podem ir buscar as sobras de muitas redações.

Já que estamos a falar de jornalistas, os moderadores são fraquíssimos, com destaque para o casal maravilha: Clara de Sousa, que faz uma pergunta, a resposta do candidato não é minimamente de jeito e passa logo para outra pergunta ou muda de candidato. O João Adelino Faria está ali e não consegue impôr o mínimo de respeito. A SIC aposta numa jornalista de desporto para moderar, faz as perguntas da reggie, mas longe de ter conhecimento político para poder exigir qualidade do candidato. O que tem conhecimento, mas ainda falta estofo é o João Póvoa Marinheiro, que gosta de política, mas tem que ser mais assertivo na moderação e não pode oscilar.

Um moderador não é apenas um jornalista no palco, é quem faz as perguntas, sobretudo as difíceis, que fazem os candidatos patinar e mostrarem quando mentem. O moderador encarna o povo, mas os jornalistas comem do mesmo prato que os políticos, comem os restos, mas comem.

Mas vocês querem saber como se ganha um debate em televisão, na minha experiência enquanto consultor político já preparei muitos candidatos quer para debate televisivo como para um mais difícil: rádio.

Os debates televisivos assumem um grande ponto na campanha eleitoral, pois todos os candidatos entram em nossa casa por 30 minutos para fazerem a sua campanha, verifiquem apenas se depois de desligarem a televisão não têm um comunista ou um bloquista escondido debaixo do vosso sofá ou cama. O papão existe e veste vermelho, papa tudo até não haver mais nada.

O primeiro debate televisivo opôs Nixon a Kennedy, e aqui deixo esta curiosidade: perguntaram às pessoas que acompanharam o debate quem tinha ganho. Para os que apenas ouviram o debate na rádio Nixon foi um claro vencedor, já para os que viram na televisão foi Kennedy quem ganhou. Ou seja, não é apenas os que dizemos, mas como o dizemos e de que forma aparecemos na televisão. Reparam que Rui Rocha aparece sem óculos, mas igualmente de sapatos e gravata? Se o virem no parlamento está de camisa, ténis e com óculos, mas isso como lhe dava um aspecto muito “artolas” foi mudado. A IL é como o PCP: no parlamento fazem gala de não usarem gravata, mas quando visitam o Presidente da República e os debates levam a gravata e o fato de domingo. Mas repararam também nos fatos da Inês Sousa Real? Nos All da Mortágua?

Mais episódios de Podcast Conversa

Ver mais episódios