Olá, bem-vindos a HOMENS E MULHERES NÃO ESQUECIDOS, o programa da FUNDAÇÃO AIS na RÁDIO MARIA.
“É muito triste ver os idosos a vender o pouco que têm para comprar um pouco de pão. É muito triste ver como muitíssimos cubamos às vezes procuram comida ou coisas nos caixotes do lixo. É muito triste ver que há crianças que não podem beber leite, algo tão básico. É muito triste ver que o povo de Cuba não tem condições para andar limpo. As longas filas…”
Este relato de Cuba é do padre Navarro. Ele é cubano e um ano depois dos históricos protestos de rua que mobilizaram milhões de cidadãos neste país, descreveu, para a Fundação AIS, como Cuba se está a transformar, aos poucos, num lugar difícil, onde, como escutámos, há pessoas, idosos, a revolver os caixotes do lixo à procura de comida, ou onde há crianças que não têm leite, mas onde a maior pobreza é mesmo a falta de liberdade.
No programa de hoje vamos ter outros protagonistas, vamos falar também de outros países, vamos contar outras histórias. Além de Cuba, iremos até África para perceber como a Fundação AIS tem vindo a ajudar a igreja neste continente numa área por vezes pouco conhecida, mas essencial para a sua missão: o apoio às rádios diocesanas. E hoje vamos perceber, essencialmente, como esse apoio tem sido fundamental nos países africanos de língua oficial portuguesa. Lá mais para a frente, ficar a conhecer uma ideia notável, lançada na Síria, um país que está em guerra já há 12 anos. É uma ideia para o apoio às famílias que lutam desesperadamente pela sobrevivência. Vale a pena ficar aí desse lado, para conhecer esta ideia. Deixo só aqui um tópico: através de simples microprojectos está a ser possível mudar a vida de muitas pessoas na síria.
Homens e Mulheres não esquecidos: um programa com muitos protagonistas em muitos países, mas apenas com um propósito: levar até si histórias, notícias, o mundo dos cristãos perseguidos. O mundo da Igreja que sofre e que pede e precisa da nossa ajuda…