, &

Quais as desvantagens de usar Robots para realização de tarefas?

No nosso episódio de hoje decidimos olhar para o tema da robótica de uma forma um pouco diferente. Em vez de discutirmos as vantagens que existem em trazer robots para a realização de tarefas decidimos discutir as suas desvantagens. Porque em qualquer situação de adoção de uma tecnologia tem sempre que existir um contraponto e vê-mos muito o ponto a favor a ser feito então decidimos trazer esse contraponto aqui para o podcast.

A verdade é que a robótica tem feito inúmeras promessas de substituir a necessidade da presença humana em tarefas complexas e até de elevado risco para a vida humana, sem ter conseguido entregar esse sonho por completo ainda. Começa-mos a ver alguns casos de robôs telecomandados que são enviados para escombros instáveis para tentar encontrar sobreviventes, ou temos os casos dos drones militares que são enviados em vez de aviões com um piloto. Temos também a componente da revolução industrial continua que temos visto em criar fábricas cada vez mais automáticas e com menos trabalhadores humanos a desempenhar tarefas repetitivas e até perigosas. São alguns dos exemplos de robôs a desempenhar tarefas em vez dos humanos. Vamos então agora discutir essas desvantagens.

AI News:

https://www.ukrinform.net/rubric-ato/3513170-robotic-dog-from-boston-dynamics-to-help-clean-up-mines-in-ukraine.html

https://expresso.pt/sociedade/2022-07-04-O-risco-de-deixar-a-inteligencia-artificial-sem-qualquer-controlo-legislativo-e-demasiado-alto.-O-Parlamento-Europeu-quer-corrigir-isso-937c5a4f

The Act | The Artificial Intelligence Act

https://artificialintelligenceact.eu/the-act/

Microsoft-Backed AI Learns How To Play Minecraft By Watching Online Videos (slashgear.com)

https://www.slashgear.com/911020/microsoft-backed-ai-learns-how-to-play-minecraft-by-watching-online-videos/

Email us at podcast@buildingthefuture.pt

Hosts:

Marco António Silva: https://www.linkedin.com/in/marconsilva/

José António Silva: https://www.linkedin.com/in/canoas/

Vitor Santos: https://www.linkedin.com/in/vitor-santos-ab87662/