entrevista – D. Juliasse | Cabo Delgado

Eu alerto ao mundo para que não se esqueça de Cabo Delgado por causa de outros conflitos que existem e que também provavelmente são conflitos mais próximos, mas Cabo Delgado continua com necessidades graves de ajuda humanitária. Cabo Delgado ainda está portanto com o problema de terrorismo e precisa da presença de todo o mundo, tanto na ajuda humanitária como também na busca de soluções conjunturais para que Moçambique encontre a paz e estabilize a paz e possa portanto também cultivar os caminhos de progresso, porque sem a segurança, sem o fim de conflitos, sem portanto a estabilidade, o país não pode encontrar caminhos para o desenvolvimento. Que o mundo não se esqueça desta situação de Cabo Delgado. Já estiveram a muitos países atentos a tudo o que está a acontecer Moçambique, a comunidade internacional já deu sinais de presença, sinais consistentes, e isto não deve evaporar-se simplesmente deste lugar de Cabo Delgado.

E eu, como um bispo, gostaria de contar com esta contribuição de todos para que o sofrimento do Povo de Cabo Delgado encontre o seu fim e comece agora a conhecer os caminhos para o desenvolvimento.

A Fundação AIS é uma fundação muito amiga de Cabo Delgado e de Moçambique e de África, tem feito imensa ajudas e graças a essas ajudas nós como igreja também temos tido possibilidades de trabalhar e chegar até aos cristãos e de sermos um instrumento válido na evangelização. E quero continuar a renovar o pedido para que se abram as portas da Fundação AIS para nos apoiar em Cabo Delegado, porque o sofrimento ainda continua. Nós temos paróquias praticamente destruídas, temos sacerdotes que estão a viver em condições difíceis, porque abandonaram as suas missões sem terem levado nada, temos aqui crianças, idosos e outros com situações de muita necessidade, e nós não podemos conseguir fazer isso sozinhos e a Fundação Ajuda a Igreja que Sofre tem sido uma mão amiga e valiosa neste sentido e também, já para terminar, quero agradecer a todos quantos colaboram para a AIS seja um instrumento de ajuda para os povos mais necessitados no mundo inteiro. Que Deus abençoe a todos os que contribuem para esta fundação.

Ver mais episódios