blog

Consumo de Podcasts Cresce 33% em Portugal

Podcasts

Acabou de ser publicado um novo estudo sobre o consumo de podcasts em Portugal. Trata-se de um estudo da GfK, para a Impresa, e traz uma série de boas notícias para os podcasters nacionais. Nos últimos 6 meses o consumo de Podcasts cresce 33% em Portugal.

No podcast “Por Dentro Com…”, a Elisabete Costa falou sobre este estudo com o Tiago Loureiro e também sobre o desaparecimento da plataforma Google Podcasts.

O Fim da Google Podcasts

Elisabete Costa:

Hoje vamos falar sobre uma notícia que já até sabíamos há algum tempo, mas agora como vai acontecer mesmo! É que a plataforma Google Podcasts vai acabar no início de abril. O que é que nós, produtores de podcasts, que temos o nosso podcast na Google Podcasts podemos fazer?

Tiago Loureiro:

Em primeiro lugar, não é preciso entrar em pânico. Temos sempre o Popcasts, que é a plataforma de referência.

Pronto, mas vamos então falar dessa empresa, também conhecida que é a Google, que decidiu descontinuar o Google Podcasts. E colocou as fichas todas no YouTube Music e para quê? Passo a citar: “melhorar a experiência de quem ouve e de quem produz”. E que impacto é que esta decisão tem cá em Portugal? Tanto quanto sabemos, aos ouvintes, vai ser dada a possibilidade de migrar todo o histórico de subscrições de podcasts ouvidos, de uma plataforma para a outra. Mas, para já, essa funcionalidade ainda não está disponível em Portugal. Só está disponível nos Estados Unidos, eventualmente, entretanto, também irá surgir noutros países.

EC:

Mas Tiago, vamos deixar aqui bem claro, nós estamos a falar, para já, em quem ouve. E quem produz e é proprietário de e um podcast ?

TL:

Para o produtor, o Youtube Music funciona como qualquer outra plataforma. Se tiver canal do YouTube, é só importar o RSS Feed para essa plataforma.

EC:

Mesmo que seja um podcast audio ?

TL:

Sim, mesmo que seja só áudio. Depois, a plataforma vai importar também uma imagem estática através do serviço onde está alojado o podcast e essa imagem vai aparecer no YouTube Music como em qualquer outra plataforma.

Ouvem-se Mais Podcasts em Portugal

EC:

Entretanto, por cá, o consumo de podcasts continua a crescer. E como é que nós sabemos disto?

TL:

A Gfk fez um estudo importantíssimo para o para o mercado nacional. É sempre bom olharmos para o que se passa dentro de casa e o que este estudo nos diz é que, como referiste, o consumo de podcasts cresceu 33%, em 6 meses, em Portugal. Se olharmos para as diferentes gerações, o que é que nós percebemos? Percebemos que a geração Y, ou seja, os “millennials”, os nascidos no início dos anos 80 até aos anos 90, são quem mais contata com podcasts, ou seja, 46%. Com uma média diária de contato de 1 hora e 15 minutos.

Mas é a geração Z, os mais novinhos, aqueles que nasceram entre o início dos anos 90 e o início dos anos 2000, são os que mais tempo passam a ouvir podcasts. Cerca de 1 hora e 19 minutos, apesar de apenas 40% desta geração consumir podcasts.

EC:

Ou seja, temos aqui mais de 1 hora de contato diário com este formato.

TL:

Exatamente! Mesmo nas outras gerações. Na geração X (nascidos entre 1965 e 1981) por exemplo, onde apenas 39% dos inquiridos contata com podcasts, mesmo assim em média, regista-se 1 hora e 3 minutos de consumo. De contato diário com podcasts! E os boomers, aqueles que nasceram antes de 1960, tem contato, em média, 1 hora e 6 minutos por dia, com podcasts.

Hábitos De Escuta: Como e Onde Ouvimos

EC:

Ou seja mesmo as pessoas que neste momento já têm acima dos 60 anos, têm pelo menos 1 hora de contato diário com podcasts ?

TL:

Isto faz com que todos os que ouvem podcasts, têm sempre mais de 1 hora de contato com podcasts, por dia, em média. Isto não significa necessariamente que passem esse tempo a ouvir o nosso conteúdo. Isto porque este estudo também nos diz que os inquiridos ouvem, em média, 5 podcasts diferentes, ou seja, podem andar a saltitar de podcast em podcast.

Além disso, sabemos também através deste estudo que 90% dos inquiridos gosta de ouvir podcasts sozinho. O dispositivo mais utilizado é o smartphone e os locais de escuta preferidos são a casa e o carro. E eu, aqui, acho que as pessoas não disseram o trabalho com um bocadinho de vergonha…😊

EC:

E como é que ouvimos ? Como são os nossos hábitos de escuta ?

TL

Segundo este estudo, de 1/3 dos ouvintes ouvem até ao fim os episódios escolhidos. Nunca deixam episódios a meio e ouvem praticamente todos os dias. E procuram sobretudo programas de humor, atualidade e as entrevistas! Sabemos também que a escolha do podcast tem primeiro a ver com o tema e só depois vem o seu autor, ou seja, a cara do Podcast. No que toca à periodicidade dos episódios, 34% prefere episódios semanais e 21% prefere publicações diárias.

EC

No que diz respeito aos podcasts, este estudo é muito positivo não te parece ?

TL

Sim, porque sabemos ainda que 30% dos inquiridos considera este formato muito importante no seu dia a dia e considera-o também relevante na comunicação das marcas. O que é muito bom em termos de futuro para os podcasts.

Para ter acessos ao audio desta entrevista clica AQUI