blog

“A Queda de Ingonish” e a Magia do Podcast Narrativo

Quem é que não gosta de uma boa história? Todos gostamos! E a Bruá tem uma muito especial para te contar, em podcast. Chama-se “A Queda de Ingonish” e leva-nos a conhecer a magia do podcast narrativo.

Que História é Esta?

Ingonish é o nome de uma terra remota, no território da Nova Escócia, onde no século XVI alguns açorianos tentaram estabelecer uma nova colónia. Entre eles estão Inês e o marido. Só que as coisas não correm bem. O frio glacial, a falta de recursos e uma série de assassinatos colocam a colónia de Ingonish à beira da ruína e Inês em grande perigo!

Esta é a proposta da Bruá, contada em 6 episódios de cortar a respiração. Trata-se de uma adaptação de um conteúdo narrativo norte-americano, que mais do que uma boa história, é uma história portuguesa, cheia de momentos de intenso suspense e algum terror.

Como se conta uma história em Podcast?

A Queda de Ingonish conta com a participação de vozes bem conhecidas do público português: Bárbara Branco, José Condessa, Tobias Monteiro, Luís Lobão, Mónica Garcez, João Craveiro, Mafalda Santos, Ema Maçarico, Luis Francisco Sousa, Joana Pereira Graça, João Rodrigues e Renato Rocha dão vida e voz a uma história que promete. A protagonista é a atriz Bárbara Branco que empresta a sua voz à personagem Inês, que enfrenta o preconceito e o perigo na comunidade nascente de Ingonish.

Cada episódio vai deixá-lo suspenso numa linha narrativa envolvente, tornando muito difícil esperar pelo próximo episódio. Neste caso cada som vai, de facto, colocar-te num lugar especial, mais ou menos misterioso e sinistro.

O Podcast Narrativo

Esta é uma aposta inovadora da Bruá, que aproveita a onda crescente que está a ser vivida pelo Podcast Narrativo. Herdeiro das Rádio Novelas e dos não menos famosos Teatros Radiofónico, o Podcast Narrativo surge como a nova forma de contar histórias episódio a episódio, deixando o ouvinte na expetativa de como irá evoluir a ação. Mas, com o benefício de ser “on demand”, cada capítulo pode ser ouvido onde, como e quando der mais jeito. Privilegiando o áudio, não obriga o ouvinte a estar dependente de um ecrã. Portanto, podes viver a história por dentro, rir ou chorar, ao mesmo tempo que treinas no ginásio ou lavas a loiça.

Isto apesar de um estudo recente ter revelado que, 8 em cada 10 ouvintes da Geração Z dizem não fazer rigorosamente mais nada enquanto ouvem podcasts. O que faz deles os melhores ouvintes de podcasts do mundo.

Mas, a abrangência dos podcasts narrativos é muito grande – pode ir do documentário ao romance, da narrativa histórica à ficção científica. O importante é que conte uma história, bem contada. Neste caso, o som tem mesmo de valer mil imagens. Os efeitos sonoros têm de nos fazer viajar até ao século XVI, colocar-nos a bordo de um navio ou perante o crepitar de uma fogueira.

Por isso, vale a pena ouvir cada episódio com toda a atenção.

A Queda de Ingonish é assim. Cativante a cada segundo. É uma história que também vai viver no Popcasts.