Olá, bem-vindos a Notícias do Mundo, espaço de informação da Fundação AIS – a Ajuda à Igreja que Sofre, aqui na sua rádio. Sou o Paulo Aido e é sempre um privilégio saber que posso contar com a sua companhia, aí desse lado, durante os próximos minutos.
Todas as semanas trazemos até si uma síntese do que de mais importante aconteceu no mundo no que diz respeito aos temas da liberdade religiosa e da perseguição aos cristãos.
O jornalista Paulo Simões e Catarina Martins de Bettencourt, a directora da Fundação AIS em Portugal, vão-me fazer companhia ao longo deste programa. No site da Fundação AIS e fica já aqui o desafio para ir à página da AIS na internet em www.fundacao-ais.pt, estão em destaque as notícias que vamos comentar e que nos ajudam a conhecer um pouco melhor a realidade da igreja perseguida, da igreja que sofre no mundo.
E vamos começar pelo Sudão. A Crise humanitária agrava-se a cada dia que passa neste país de África, com combates entre o exército, liderado pelo general Abdel Fattah al-Burhan, e as forças paramilitares de Apoio Rápido, do general Mohamed Hamdane Daglo, e isto apesar do cessar-fogo decidido entre os dois líderes rivais. Calcula-se que já terão morrido mais de 550 pessoas e haverá também mais de 4200 feridos. Entretanto, cerca de 100 mil pessoas já abandonaram o Sudão e mais de 300 mil estão deslocadas dentro do próprio país. A situação é muito inquietante, mas um missionário, contactado pela Fundação AIS Internacional, assegura, Catarina, que quer continuar no país, até isso lhe ser possível.