Esta semana, no Melhor de Portugal, recebemos alguém com umas mãos extraordinárias, um talento excecional. Já são mais de 50 anos de carreira, reconhecida internacionalmente com muitos prémios e distinções, entre eles o 1º prémio do Concurso Internacional Debussy, o Grau de Oficial da Ordem das Artes e das Letras pelo Governo Francês. E a Medalha de Mérito da Ordem Soberana de Malta.
Nasceu em Angola, de onde veio com um ano, viveu em Lisboa, estudou com os mestres, tirou Direito antes de seguir a sua verdadeira paixão porque prometera ao pai que o faria. A Fundação Calouste Gulbenkian reconheceu o seu talento e enviou-o para uma bolsa nos Estados Unidos, depois estudou em Paris, mas foi em S. Miguel que se estreou. Viajou pelo mundo, foi discípulo dos melhores, tocou com os maiores. Viveu em Londres, Berlim, Viena e em Brasília. Prepara-se para inaugurar o Cascais Ópera. Para baralhar tudo, foi também diplomata em Brasília durante 8 anos.
O convidado deste episódio de O Melhor de Portugal é o conceituado pianista Adriano Jordão. Culto, ótimo conversador e dono de um enorme sentido de humor, pode recordar aqui a sua conversa com Carla Rocha no Manhã Manhã da Renascença.
Produção: Ana Marta Domingues
O Pianista
Artes2024