2022/05/13 – O que nos diz a Mensagem de Fátima?

Que nos pode dizer a Mensagem de Fátima neste momento que estamos a viver?
A primeira parte do segredo de Fátima, com a visão do inferno e dos seus horrores, constitui uma chamada de atenção séria ao ser humano. Quando nos esquecemos de Deus e do lugar que lhe é devido, caímos facilmente na incapacidade radical de viver humanamente. “Entre gemidos e gritos de dor e desespero, que horrorizava e fazia estremecer de pavor”, escrevia a Irmã Lúcia, narrando a visão daqueles que se opõem a Deus até ao fim, incapazes já de qualquer atitude humana. Quando não há lugar para Deus, também o lugar do homem desaparece.
A segunda parte do segredo fala-nos da guerra e da necessária devoção e consagração ao Imaculado Coração de Maria: é o modo de evitar “uma guerra ainda pior”. Maria, com o seu exemplo de Mulher e Mãe, com a sua atitude de fé e a sua intercessão, é Aquela a quem de verdade nos podemos e devemos confiar, o único modo para evitar a loucura da guerra.
Finalmente, a célebre terceira parte, desvendada no ano 2000 por vontade de S. João Paulo II, é um apelo ao testemunho até ao fim por parte de toda a Igreja. É o martírio, “Uma via-sacra sem fim, guiada pelos Papas do século vinte», disse o Cardeal Angelo Sodano. E o então Cardeal Ratzinger comentava: «A visão da terceira parte do “segredo”, tão angustiante ao início, termina numa imagem de esperança: nenhum sofrimento é vão, e precisamente uma Igreja sofredora, uma Igreja dos mártires torna-se sinal indicador para o homem na sua busca de Deus».

Mais episódios de Nos Por Ca...

Ver mais episódios