blog

SEO para Podcasts: Melhora o teu posicionamento nos motores de busca

motor de busca google

Dominar as técnicas base de otimização de conteúdo para os motores de busca é uma mais-valia indispensável na tua estratégia de crescimento da audiência do teu podcast. Tens neste artigo um bom ponto de partida para conseguires captar mais tráfego orgânico via pesquisa.

O primeiro podcast em Portugal foi criado em março de 2005, mas é a partir de 2017 que o formato começa a despertar curiosidade, acabando por entrar no seu auge no período pré-pandemia covid-19, entre fim de 2019 e início de 2020.

gráfico com a evolução do volume de pesquisas pela keyword podcast
Evolução do volume de pesquisas Google pela keyword “Podcast”. Fonte: Google Trends

O gráfico acima ilustra o volume de pesquisas ao longo do tempo, onde podemos verificar a evolução do interesse pelo tema, com as pesquisas a aumentar exponencialmente. Assim sendo, conseguimos facilmente concluir que cada vez mais pessoas recorrem aos motores de busca para pesquisar sobre o tema, seja na ótica do produtor, que procura formas de potenciar a sua audiência, seja na ótica do ouvinte, que utiliza estas ferramentas web para procurar novos conteúdos. É aqui que reside a importância de dominar as técnicas-base de SEO (search engine optimization) para que o teu podcast apareça nas posições cimeiras dos resultados de pesquisa.

Mapeia as keywords relevantes:

A premissa básica do SEO é potenciar o conteúdo de forma a aparecer bem posicionado para um determinado tipo de pesquisas. Para isso deves conhecer os temas e subtemas que interessam à tua audiência e construir a partir daí. Sugerimos começar com um mapeamento dos tópicos mais pesquisados relacionados com a temática do teu podcast. Existem ferramentas online gratuitas que te vão ajudar nesta tarefa, como o ubersuggest e o Google Trends. Por exemplo, para um podcast sobre finanças pessoais:

lista de keywords sugeridas relacionadas com finanças pessoais
Fonte: Ubersuggest

Com a ajuda da plataforma ubersuggest conseguimos perceber que os temas relacionados com “finanças pessoais” mais populares são livros, apps e ferramentas de finanças, aqui já encontras três temas pertinentes. O mesmo exercício para um tema relacionado – “investir poupanças”:

Fonte: Ubersuggest

“Investir com pouco dinheiro”, “onde investir” e “como investir” são outros três temas que saltam à vista. Listando todas as palavras-chave relacionadas com o teu podcast e procurando temas relacionados e com um volume de pesquisas interessante vais obter uma lista de temas pertinentes para abordar nos teus episódios.

Cria um website:

Este é um ponto onde deves ponderar o custo-benefício. Se estás 100% comprometido com o teu podcast e procuras rentabilizá-lo, então aconselhamos a que cries um website ou landing page. Provavelmente terás o teu podcast alojado numa plataforma host, como o anchor ou o spreaker, nesse caso as tuas técnicas de SEO ficam limitadas ao que esses websites permitem. Com um site próprio terás toda a liberdade para implementar uma estratégia mais completa e eficaz:

  • Ter mais páginas a ranquear;
  • Mais conteúdo que responde a mais pesquisas;
  • Proporciona uma experiência diferenciada;
  • Maior controlo e personalização dos conteúdos;
  • Novas oportunidades de monetização…

Alojar o podcast num host é como ter uma montra, um website é ter a loja inteira.

Certifica-te que todas as páginas do teu website respondem aos seguintes critérios:

  • O URL da página é descritivo e contém a keyword principal;
  • Tem título;
  • Tem descrição;
  • Imagens “leves” (na ordem das poucas centenas de Kb) e com alt text;
  • Links para páginas relacionadas.

Transcreve o texto dos episódios:

Uma das oportunidades que criar um website proporciona. Os motores de busca, nomeadamente o Google, já possui softwares de reconhecimento e transcrição de voz. No entanto ainda é uma ferramenta em desenvolvimento. O coração das pesquisas continua a ser o texto. Nesse sentido, aconselhamos a que faças a transcrição dos episódios para uma página web, que convém ser a página onde disponibilizas o episódio. Dessa forma vais conseguir colocar essas páginas a aparecer nos motores de busca sempre que alguém procura por keywords que utilizaste durante o programa.

Se os teus episódios são longos e envolvem muito texto, seleciona algumas frases fortes, onde refiras as palavras-chave que são do teu interesse.

Acrescenta vídeo ao teu podcast:

Os resultados de pesquisa não são apenas links, são também, entre outras coisas, vídeos. Como tal, aconselhamos a que adiciones vídeo aos teus episódios e faz upload no teu website e YouTube (que é uma plataforma Google e ranqueia no topo constantemente). Estes resultados de busca não se canibalizam, logo poderás aparecer no topo com links para o site e vídeo, criando assim uma grande mancha e aumentando a probabilidade de clique.

Preenche todos os campos nas plataformas de alojamento/distribuição:

Caso não seja do teu interesse ou por qualquer outro motivo apenas consigas ter o teu podcast alojado em plataformas de terceiros não há problema, estas ferramentas também ranqueiam nos motores de busca. Certifica-te que preenches todos os campos que te solicitam, títulos, descrição de episódios e de imagens, informação sobre o autor, links das redes sociais e tudo mais o que te peçam. Quanto mais informação disponibilizares, mais fácil será aparecer.

Incluir uma estratégia de SEO na estratégia de crescimento do teu podcast é diferenciador e certamente te irá ajudar a conquistar audiência. Segue o blog do Popcasts e as suas redes sociais para receberes em primeira mão as melhores dicas para fazer crescer o teu projeto.

E se o teu podcast ainda não está no Popcasts, subme-te >AQUI<. O Popcasts é a primeira plataforma 100% dedicada aos podcasts e videocasts em língua portuguesa.

Conhece o Popcasts.