blog

Segredos de um Podcast de Sucesso – Consistência e Regularidade

Segredos de um Podcast de Sucesso

Em início de carreira a maioria dos podcasters tem uma pergunta sem resposta: Quando e com que regularidade publicar o meu podcast ? No princípio da sua história os criadores de conteúdo áudio colocam a si mesmos metas ambiciosas. Será que consigo publicar todos os dias ou então todas as semanas?

Bem antes de tomares uma decisão lê este artigo. Porque manter a consistência e a regularidade não é fácil, mas delas pode resultar o sucesso do teu podcast. Então vamos lá. Aqui ficam 5 pontos que deves ter em atenção para que o teu seja um podcast de sucesso:

Abundância de Conteúdo:

Assim que escolheres o tema do teu podcast percebes imediatamente se existe abundância de conteúdo. Se tem atualizações frequentes ou é mais estático. Então vamos lá: se for um podcast sobre desporto, com novas provas e torneios regulares é fácil que exista sempre notícias para dar e acontecimentos para comentar. Agora se o teu podcast for sobre novas descobertas na astronomia é capaz de se mais difícil arranjar conteúdo. Então se é mais fácil arranjar conteúdo e as novidades são abundantes é mais fácil publicar mais vezes. Logo podes pensar numa publicação semanal ou até diária.

Capacidade de Produção:

Ainda mais importante do que a abundância de conteúdo é a tua capacidade de produção. Avalia o tempo que levas a produzir e a gravar cada novo episódio, para perceberes com que regularidade consegues publicar. Se cada episódio exige muita pesquisa, se depende da presença de convidados ou de uma edição cuidada um calendário apertado pode não ser o ideal. Neste caso pensa num publicação quinzenal ou até mensal.

A importância da Rotina

Arranja uma agenda, planeia e procura cumprir os teus objetivos. Não deixes para depois o que podes fazer no momento certo. Se planeias gravar 4ª feira, às 5 da tarde, procura cumprir, não adies as gravações, os convites, a escrita do guião. Assim manténs o ritmo e a qualidade do teu conteúdo. E isto aplica-se ao dia da publicação. Tenta publicar cada novo episódio no mesmo dia da semana, mais ou menos à mesma hora. O teu público vai criar um hábito de escuta e sempre que chegar o dia vai à procura do novo episódio. Se não estiver lá um novo conteúdo, o ouvinte vai sentir-se frustrado e pode acabar por se esquecer de procurar o teu podcast.

Criar Equipa

Miguel Paisana, investigador na área dos Podcasts, afirmou numa mesa redonda no Websummit que os criadores de podcasts portugueses são pessoas extremamente resistentes e resilientes. Dificilmente desistem. Mas, fica uma sugestão – tenta formar equipa. Convida um amigo, alguém com quem partilhes o mesmo interesse para fazer o podcast contigo. Duas cabeças pensam melhor do que uma e assim vão surgindo novas ideias e vontade de continuar. Conta também com a comunidade que ouve o teu podcast. Está atento ao feedback do teu público, aproveita as sugestões e as críticas construtivas que vão surgir nas tuas redes sociais.

Episódios de Segurança

Percalços acontecem e pode acontecer que haja uma semana em que não consigas gravar. Como tal procura ter um ou dois episódios de reserva que possas publicar numa altura em que as coisas estejam mais complicadas. Para além disso, não publiques o primeiro episódio, sem teres na carteira mais dois ou três prontos para irem para o ar. Assim, evitas o stress de não teres o episódio pronto para publicar no dia e na hora marcados.

Segredos de um Podcast de Sucesso

Concluindo a regularidade e a consistência são de facto fatores importantes no sucesso de um podcast. Existem alguns estudos que procuram revelar os dias e as horas mais populares para publicar um novo Podcasts. Mas, é claro que também depende do tema e do público ao qual o se destina o conteúdo. Podes publicar todos os dias, de quinze em quinze dias ou uma vez por mês. Mas, publica no mesmo dia da semana e mais uma menos à mesma hora. Os teus ouvintes vão gostar.