blog

Qual o segredo para um Podcast de sucesso?

O Segredo do Sucesso

Os hábitos de escuta dos conteúdos áudio estão a mudar. Os produtores, autores e responsáveis pela rádio sabem disso.

Sem dúvida que a rádio ainda domina o meio áudio. Pela sua atualidade, proximidade e conteúdos específicos a “velhinha telefonia” ainda dá cartas na área do que é “para ouvir”. Mas, a rádio sabe que não pode parar por aqui.
A rádio sabe que quem ouve, quer ouvir o que lhe apetece, quando lhe apetece e em todos os players. Com a internet sempre à mão, quem ouve, quer voltar ouvir, quer retomar onde ficou, quer companhia enquanto caminha ou corre, quer adormecer de “phones” nos ouvidos, a ouvir os seus “hosts” preferidos.
E nesta “batalha” ninguém bate o Podcast. Está lá sempre, pronto para ser consumido e para voltar a ser ouvido: no computador, no telemóvel, no tablet. Por isso, não admira que os números estejam a subir. Sobem os números dos podcasts produzidos, dos episódios apresentados e sobretudo o número de ouvintes. Mas, qual o segredo de um podcast de sucesso ?

Como conquistar audiência ?


Mas, como se conquista uma audiência para um Podcast ? Qual é, afinal, o segredo para um podcast de sucesso ?
Rasmus Kidde, especialista em audiências da Rádio Dinamarquesa, participou no Radiodays 2022, que decorreu em Malmö, na Suécia e deixou algumas pistas.
Para Kidde:

  • Cada novo podcast deve ser único e inovador, mas, deve aderir aos formatos que já foram testados, para continuar a testá-los;
  • Um podcast deve durar enquanto fizer sentido e não mais do que isso;
  • Um novo podcast deve ter um bom design de som, mas deve apostar na simplicidade:
  • A descrição do podcast é uma das chaves do sucesso: a descrição deve ser curta, mas cheia de palavras que favoreçam o SEO https://rockcontent.com/br/blog/seo-para-podcast/ e deve concentrar-se nos aspectos mais importantes do programa.
  • Os criadores de podcasts precisam de se concentrar no “arco do programa”: o impacto inicial, a retenção e o final do podcast. Porque os ouvintes decidem se ficam a ouvir o podcast no primeiro minuto do programa, mas não hesitam em pular conteúdo aborrecido no meio do podcast. E decidem se voltam para o próximo episódio no final daquele que ainda estão a ouvir. Por isso, o fecho também é importante. O fecho de um podcast de sucesso deve ser rápido e eficaz.
Ouvir podcasts enquanto fazemos outras coisa qualquer!
Serious businessman with headphones travelling to work. Standing inside underground wagon, holding handhandle.

Criar hábito – o segredo do sucesso do podcast

Tom Webster, da Edison Research, também marcou presença na Radiodays em Malmö. E definiu o segredo do sucesso de um podcast numa palavra: “Hábito”.
O podcast deve ser servido aos ouvintes como algo que eles vão querer fazer regularmente. O hábito é fundamental. Ou seja, eu não passo sem ouvir diáriamente “O Extremamente Desagradável” ou semanalmente “O Cão que Ladra”. Ouvir aquele podcast passa a ser tão necessário como beber café ao acordar ou almoçar com a família ao Domingo.

Tom Webster confirmou ainda que este hábito é mais fácil de criar em torno de podcasts sobre notícias da atualidade. Mais fácil de criar do que comparado com outros gêneros, muito na moda, como a comédia ou o crime (sem dúvida, que o “True Crime” é um género em franco desenvolvimento, se queres ter um podcast de sucesso, o crime pode ser uma boa aposta).

A resposta de um milhão de euros


Durante a sua prestação no Radiodays, Tom Webster chamou ainda a atenção para os podcasts de curto prazo. Podcasts com apenas 6 ou 10 episódios, são muito mais arriscados, pois são menos propícios à formação de um hábito.
Hábito é então a resposta “de um milhão de euros” à pergunta: qual o segredo para um podcast de sucesso!
E já agora cria também o hábito de visitar o Popcasts todos os dias porque, por aqui, há sempre conteúdos novos que vale a pena habituares-te a ouvir todos os dias.

Vê o que queres ouvir na APP do Popcasts