As notícias sobre o crescente sucesso dos podcasts não são nada exageradas. Nos últimos 10 anos o tempo de escuta de podcasts cresceu qualquer coisa como 450%. É um crescimento absurdo. Definitivamente, o formato veio para ficar e podcasters e marcas preparam-se para o que ai vem. E a preparação começa na atenção aos números.
A Elisabete Costa e Tiago Loureiro conversaram sobre este tema no último episódio do podcast “Por Dentro Com…”
A Atenção aos Números
Elisabete Costa
Olá, Tiago, olha já dissemos aqui mais do que uma vez no que diz respeito a podcasts, que é importante estarmos atentos aos números e, por isso, por isso hoje trazes mais alguns números de um novo estudo.
Tiago Loureiro
Sim, os números são importantes porque nos ajudam a tomar decisões. Mais do que ir lá por um simples “feeling”, temos de analisar dados concretos.
É sempre bom termos os dados para nos darem algumas luzes, sobre o que podemos fazer para evoluir.
Em Portugal ainda temos este handicap, que é o facto de não termos muitos estudos sobre o que acontece por cá. Em Portugal temos de nos socorrer um bocadinho daquilo que se faz lá fora, mas, por outro lado, também é bom, porque isso permite-nos, antecipar um bocadinho o futuro.
O que acontece, por exemplo, no mercado norte-americano, eventualmente acabará por chegar cá passado algum tempo. E, desta forma, conseguimos antecipar.
EC
E este é mais um estudo da Edison Research, não é assim. O que nos diz desta vez ?
TL
Este estudo da Edison Research diz-nos que o número de ouvintes continua a crescer de ano para ano e que os ouvintes são cada vez mais e mais diversificados. Para além disso, passam cada vez mais tempo a ouvir. Para dar um exemplo, desde 2014, o que é uma franja de tempo muito grande, mas desde 2014 que o tempo de escuta aumentou 450%, o que é um número completamente absurdo.
O que é bom. É bom que assim seja.
Um Público Mais Diversificado
EC
E o público dos podcasts é cada vez mais diversificado ?
TL
Sim! E os ouvintes crescem em todas as gerações. É verdade que a geração em destaque é a geração mais jovem. Estamos a falar entre os 12 e os 34 anos. São aqueles que são também os mais nativos ao formato podcast.
Mas o consumo de podcasts também está a aumentar na faixa etária acima dos 55 anos e isso também é muito interessante. E como disse, no primeiro ponto, trata-se de uma audiência cada vez mais diversificada.
EC
E as mulheres também estão a ouvir mais podcasts?
TL
Sim! há cada vez mais mulheres a ouvir podcasts. Porque até agora este era, um mundo sobretudo masculino. Eles ouviam mais. Mas, neste momento, 45% dos ouvintes mensais já são mulheres. É bom, que assim seja. O podcast pode quebrar estas barreiras porque obviamente não fazem sentido nenhum. Não é um mundo mais de homens ou de mulheres ou do quem quer que seja!
EC
Vamos lá, senhoras, toca ouvir podcasts!
TL
Este é um mundo de quem quer ouvir diferentes conteúdos.
EC
Sobretudo é um mundo de quem gosta de ouvir, bom áudio, não é assim ?
TL
Exatamente. E depois um ponto muito interessante que é ser seguidor de podcasts, leva a outros comportamentos. A experiência do Podcast não termina com a escuta dos episódios.
A Experiência Para Lá dos Episódios
EC
O que é que isso quer dizer ?
TL
Entre os que ouvem podcasts 31% subscrevem newsletters relacionadas com esses conteúdos. 21% compram merchandising relacionado com o Podcast.
E muitos fazem donativos aos seus conteúdos preferidos. Este é um modelo de negócio. Ou seja, eu, no meu YouTube, posso ter um formato de donativo ativo e a pessoa que me está a ouvir pode querer contribuir, porque gosta do que está a ouvir. Pode comprar uma estrela e assim patrocinar o conteúdo. Este modelo foi introduzido pela Twitch, que é uma plataforma de Streaming.
Na sua essência este é excelente princípio, até porque um podcast sendo independente, é muito importante que receba esse apoio dos ouvintes.
E temos ainda 22% de ouvintes que participam em eventos online relacionados com o Podcast ou com o mercado dos podcasts no geral, ou seja, estão dispostos a ver uma live, um stream, um webinar…
22% participa neste tipo de eventos e depois 18% leva esta participação para o mundo físico vai a eventos presenciais. Meeting greets, lançamento de livros, sessões de autógrafos, podcasts ao vivo.
Podcasts Longos
EC
E o que é que esta audiência prefere. Quais os podcasts de maior sucesso?
TL
No top dos podcasts mais ouvidos no mundo inteiro, temos em primeiro lugar “The Joe Rogan Experience”, que é uma espécie de entrevista / talk show, onde marcam presença convidados conceituados. Pessoas que toda a gente conhece. Depois temos o “Crime Junkie”, o “Daily” e o “Huberman Lab”.
Mas, o que eu queria salientar e que todos estes podcasts são podcasts longos. Há uns dias ouvi, já não sei precisar onde, que os podcasts têm de ser curtos. Aliás, se nos lembrarmos, também ouvimos esta conversa no tempo do vídeo, quando o vídeo chegou às redes sociais e dizia-se que preferencialmente os vídeos tinham de ser de curta duração. Ora, isto contraria os tops.
Porque os que aparece no topo são conteúdos que chegam a ter 3 horas, no caso do Joe Rogan, por exemplo. O Crime Junkie, tem pelo menos 1 hora. O The Daily tem entre meia hora ou 1 hora. Ou seja, o que é importante é o conteúdo. Se o conteúdo for bom as pessoas ficas a ver e a ouvir. Não importa se têm 1 hora e meia ou se calhar minuto e meio, o que importa é que seja um bom conteúdo. Não é necessariamente o tamanho do podcast que determina o seu sucesso.
Um Caso de Sucesso
TL
E quero terminar com uma curiosidade ainda sobre os tops de podcasts mais ouvidos.
Quero referir um podcast que no início do ano passado, nem sequer figurava no top, e neste momento é o quarto Podcast mais ouvido… trata-se do podcast New Heights with Jason and Travis Kelce (o Travis é o namorado da Taylor Swift, já falamos sobre isto num outro episódio de “Por Dentro Com…”). Neste momento, é o 4ª podcast mais ouvido e 50% da audiência são mulheres.
EC
Fica para pensarmos e refletirmos sobre tudo isto. Qual é afinal o principal fator para o sucesso de um podcast ?