blog

Podcasts: Liberdade para ouvir e para publicar

Um conhecidíssimo escritor português escreveu um dia: “Ai que prazer, Não cumprir um dever, Ter um livro para ler, E não o fazer”! O autor, já percebeste, é Fernando Pessoa e o título que deu a este poema é Liberdade. Porque liberdade é isto mesmo. Mas também é o prazer de fazer aquilo que queremos, quando e como queremos.

E esta também pode ser a definição de podcast: Ai que prazer querer dizer o que queremos, quando queremos, de forma pública e notória. Esta é a verdadeira essência de um Podcast.

O podcast é um formato que permite ao criador de conteúdo falar livremente sobre os temas que lhe interessam, sem as restrições ou as limitações, que muitas vezes existem nos meios de comunicação tradicionais.

O Tempo e o Espaço

Senão, analisemos: O tempo em rádio e televisão é precioso, o espaço num jornal é sempre contado em caracteres. No podcast não há limites. Quanto muitos existem tendências. Mas, podes falar cinco minutos, entrevistar durante meia-hora ou debater durante hora e meia, se te apetecer. O tempo e o espaço estão ao serviço do autor. E não há ninguém que faça a revisão do conteúdo e corte os parágrafos a mais.

Outras Vozes

Além disso, os podcasts oferecem espaços a vozes que de outra maneira não seria possível ouvir.  Os podcasts permitem colocar na praça pública as ambições de grupos específicos, as necessidades das minorias e as questões que habitualmente não são discutidas nos meios de comunicação social.

Como refere o estudo da Obercom são especialmente eficazes para criar uma conexão com audiências-nicho e comunidades.

Os podcasts contribuem para a reflexão e quem sabe resolução de problemas que de outra forma não veriam a luz do dia.

Fácil acesso

E não menos importante é o facto de o esforço financeiro, necessário para lançar e divulgar um podcast, não ser excessivo. Claro que existe sempre algum investimento: num microfone, num software de edição e sobretudo é preciso investir algum tempo.

Mesmo assim, podemos dizer que este é talvez o meio mais democrático de todos.

Descobre e Escolhe

E é claro também somos livres de ouvir o que queremos e quando queremos.

Sempre presentes nas plataformas, os conteúdos áudio podem ser ouvidos a qualquer hora, em qualquer situação. Enquanto lavas a loiça, fazes caminhada, trabalhas ou descansas no sofá.

E as melhores escolhas estão no Popcasts, por isso, agora que nos aproximamos a passos largos da celebração dos 49 anos de Liberdade em Portugal, deixamos-te duas sugestões.