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“Podcast Heavies”: Quem São e Como os Atraíres para o Teu Conteúdo

Ouvintes de podcasts

Já não é novidade para ninguém o mundo dos podcasts tem vindo a crescer exponencialmente nos últimos anos, com ouvintes cada vez mais assíduos e conectados. De tal forma que já têm um nome: são os chamados “podcast heavies” – ou os pesos pesados do podcast. Pessoas que ouvem podcasts 10 ou mais horas por semana. Desta forma, estes ouvintes, que formam um público valioso e diversificado, são atraentes para criadores e anunciantes. Este artigo dá-te a conhecer as suas características e principais hábitos deste grupo e como captar a sua atenção.

Quem São os “Podcast Heavies”?

Estes ouvintes dedicados, os “Podcast Heavies” apresentam um perfil demográfico variado, com predominância de Millennials (entre 27 e 42 anos), seguidos pela Gen Z e pela Gen X. A maioria são homens, provenientes de contextos socioeconómicos distintos, que vão desde pessoas com rendimentos mais modestos até aqueles com rendimentos mais elevados. Estes dados provêm de um estudo da Nuvoodoo, realizado no 3º trimestre de 2024, com 3.188 entrevistados entre os 14 e os 64 anos. A diversidade deste público destaca a capacidade dos podcasts para captar interesses amplos e variados. Assim, embora 31% dos inquiridos vivam sozinhos, uma parte significativa (48%) reside em agregados familiares com três ou mais pessoas, e 44% vive em lares com pelo menos um filho menor de 19 anos. Atualmente, estas são as pessoas que consomem mais de 10 horas de podcasts por semana.

Hábitos de Consumo Multiplataforma

No entanto, os “podcast heavies” não se limitam ao áudio. Estão também presentes em plataformas como o YouTube, redes sociais e streaming de música. Muitos ouvem música em apps como o Spotify, assistem a conteúdo OTT (Netflix, Hulu) e interagem intensamente nas redes sociais. Esta presença multiplataforma cria oportunidades para os podcasters promoverem o seu conteúdo através de várias frentes, postando vídeos e áudios nas diversas redes sociais.

Como Chegar a Este Público?

Por tudo o que foi dito até agora, a chave para captar a atenção dos “podcast heavies” passa por criar uma estratégia multicanal, o mesmo é dizer estar em todo o lado, ao mesmo tempo, com uma estratégia bem definida. E este conselho também é válido para as marcas que estão a pensar associar-se a conteúdos de podcast. A ideia é utilizar ativamente as redes sociais, o YouTube e promover colaborações com plataformas de streaming. Ou seja, pela análise feita até este momento, é possível perceber, que este público responde bem à publicidade criativa e direcionada, pelo que incluir segmentos relevantes nos episódios e promoções apelativas nas redes pode melhorar o alcance do conteúdo.

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