blog

Ouvir podcasts torna-nos mais curiosos.

Ouvir Podcasts

Não é segredo para ninguém: o consumo de podcasts está a crescer em todo o mundo. A pandemia deu o empurrão que faltava. E agora está provado que ouvir podcasts melhora a saúde mental e torna-nos mais curiosos.

Para combater os efeitos do confinamento, muitos escolheram ouvir podcasts. Não só para ocupar o tempo livre, mas também para aprender mais e estender a sua rede de contatos com pessoas com os mesmos interesses.

No entanto, este hábito manteve-se mesmo com o regresso à rotina pré-Covid.

Porque Ouvimos Mais Podcasts

Por cá, neste momento 4 em cada 10 portugueses ouve pelo menos um podcast por mês. E números semelhantes verificam-se em muitos países, deste e do outro lado do Atlântico.

Sarah Coles é apresentadora do podcast “Switch Your Money On” (um podcast sobre mercados financeiros). Segundo ela, hoje “…é mais provável ouvirmos um podcast do que um Cd, os podcasts tornaram-se muito comuns”.

Mas, quem são e como são as pessoas que escolhem ouvir podcasts ?

Os primeiros estudos estão agora a ser realizados sobre este assunto.

Quem Escolhe Ouvir

Os investigadores da Universidade de Tecnologia de Queensland e da Universidade de Stanford, que iniciaram um destes estudos, basearam-se em resultados anteriores. Esses resultados mostravam que as principais motivações, para alguém ouvir um podcast, eram o entretenimento, a informação e o engajamento social.

Uma pesquisa diferente referia também que a escuta de podcasts tem muitas vezes a ver com o facto de podermos realizar  várias tarefas ao mesmo tempo, trazendo a sensação de sermos mais produtivos.

Os novos estudos vieram confirmar todos os resultados anteriores, mas trouxeram mais algumas revelações:

Estamos mais curiosos

A pesquisa feita em mais de 10 países, mostrou que as pessoas que ouvem podcasts são mais curiosas e estão mais recetivas a novas experiências, além de terem menos riscos de desenvolver neuroses, quando comparadas com aquelas que não ouvem.  

Assim, os ouvintes de podcasts são pessoas com “mente aberta para experimentar coisas novas”, têm “necessidade de aprender mais” e têm uma saudável interação social. Tudo isso contribui para uma boa saúde mental.

Igualmente, a pesquisa também descobriu que os ouvintes de podcasts pontuaram mais alto quando avaliados sobre o “seu traço de amabilidade”, ou seja, são mais  propensos a criar relacionamentos sociais, por exemplo, com os apresentadores dos seus programas favoritos.  

“Quanto mais ouve, mais se envolve socialmente e sente que o anfitrião favorito é um amigo. Sentir que o apresentador do podcast era seu amigo, estava relacionado com o facto de se sentir geralmente mais conectado com outras pessoas”, disse Stephanie Tobin, uma das investigadoras deste estudo.

Full length of attractive young woman wearing headphones and smiling while dancing on sofa at home

Além disso, a pesquisa revelou também que as categorias mais populares entre os consumidores de podcasts são a comédia (48%), jogos e hobbies (34%), sociedade e cultura (23%), música (23%), notícias e política (23%).  

Temos tudo isso aqui no Popcasts. É só fazer clique para ouvir.