blog

O Título do teu Podcast: Como Escolher?

De repente descobres que tens algo muito importante para dizer ao mundo. Tens uma ideia para um novo conteúdo, um podcast revolucionário. Já tens o tema, escreves uma sinopse, elaboras um guião tipo, uma lista de episódios e outra de convidados, mas fica a faltar o mais importante, um título apelativo para o teu podcast!

Que nome dar ao teu podcast?

O título tem de ser suficientemente concreto para ter uma relação direta com o teu conteúdo, mas sem impor grandes limites. E tem de ser suficientemente imaginativo para definir de alguma forma o tom e o formato do teu programa.
Ou seja, o título tem de identificar a ideia inicial, tem de dar espaço para que o teu conteúdo evolua e tem de deixar o público curioso e desejoso de clicar para ouvir.
Por exemplo, no Popcasts podes ouvir o “Extremamente Desagradável”, aqui podes ouvir falar sobre tudo, mas estás sempre à espera do reverso da medalha, até ao exagero, pormenores de pôr cabelos em pé. Ou se experimentar ouvir o “Cala-te Boca” já sabes que vai ouvir aquilo que ninguém devia ter dito, mas… afinal disse!

Escolhe um nome curto.

No máximo 3 ou 4 palavras, nunca mais de 20 carateres. Nomes curtos são mais fáceis de recordar, de repetir, de inserir na imagem de capa do programa e são mais fáceis de pesquisar.
É claro que há exceções. Expressões célebres como “A Minha Vida Dava Um Filme” ou frases familiares ao ouvido como “O Mundo é um Lugar Estranho” também resultam. Mas sempre sem exageros. Neste caso menos é mais.

O conteúdo tem de ser fácil de encontrar.


Numa pesquisa rápida, as plataformas têm facilmente e obrigatoriamente de devolver o teu conteúdo. Palavras complicadas e com carateres especiais tornam esta pesquisa muito mais difícil.
Abreviaturas, sinais de pontuação, trocadilhos podem resultar muito bem quando são escritos, mas são mais difíceis de perceber na oralidade.
O podcast é um conteúdo áudio – vive do som, por isso, quando escolheres o título do teu podcast, diz o nome em voz alta para perceber se soa bem, se é facilmente captável e se encaixa no discurso que vais fazer.

“Podcast” sim ou não ?

Outra dúvida que surge muitas vezes é usar ou não usar a palavra “podcast” no título. Muitas vezes a sua utilização pode ser apenas redundante e não vem acrescentar nada. Ou seja, é de evitar.
Antes de te decidires por um nome, pergunta aos teus amigos o que acham. Estas conversas vão ajudar-te a perceber como soa, numa conversa do dia a dia, o título que escolheste.

Cuidado com as repetições.

Não te apaixones muito por um título que já pode estar no mercado. Pesquisa em todas as plataformas se alguém já está a utilizar o nome que escolheste. Com o passar do tempo e com a criação diária de novos conteúdos a escolha vai-se tornando cada vez mais difícil. Mas, com persistência e imaginação vais descobrir o melhor título para o teu podcast.

E o títulos dos episódios ?


Se já escolheste o título do teu podcast, estás pronto para começar a gravar os teus episódios. E não te esqueças que os títulos dos episódios também são muito importantes. Tudo o que leste até aqui, aplica-se também ao título de cada episódio: que tem de ser curto, sugestivo, imaginativo e apelativo. Não te esqueças que o consumo de conteúdos áudio acontece muitas vezes em dispositivos com pequenos écrans, onde o espaço é pouco e tem de ser bem aproveitado.
Tens de aprender a dizer muito em poucas palavras e palavras que façam o teu público ter vontade de ouvir cada novo episódio.

Conclusão:
Criar um nome para teu podcast pode parecer difícil, mas não te deixes intimidar, nem desistas do teu projeto.
Às vezes, só depois de criados alguns episódios, surge o melhor título. E podes ir fazendo pequenos ajustes ao longo das diferentes temporadas. Também existem algumas plataformas que têm como objetivo ajudar-te a encontrar o melhor título. Pelo menos podem desbloquear a tua imaginação.

Entretanto fica atento aos conteúdos do Popcasts. Podem dar-te boas ideias para o teu futuro podcast.