blog

O Segredo do Sucesso é Editar!

Editar

Em Julho de 2022, Shannon Poe administrador da página Podcasters Movement Community for Podcasters, esteve em direto no Facebook e deixou no ar a seguinte afirmação: “Pergunte a um podcaster onde gasta a maior parte do seu tempo e a maioria responderá que pode gastar até 75% do tempo a editar as gravações.
Ou seja, por trás da publicação de um novo episódio está muito tempo de trabalho! É preciso escrever o guião, escolher um convidado, gravar e EDITAR. E o segredo do sucesso pode estar nesta última palavra “editar”.
Ou seja, cortar todas aquelas partes que não interessam e deixar apenas e só brilhar o conteúdo “premium”. É claro que isto “rouba” muito tempo ao Podcaster e às vezes pode deixar até o conteúdo pouco natural.

Mas, o segredo do sucesso é editar
Por isso, vamos deixar-te 5 dicas para tornar mais fácil esta tarefa:

1 – Preparação


A edição começa na preparação de cada novo episódio. Se estiveres bem preparado, vai levar metade do tempo a gravar e depois a editar. Por isso, alinha bem o teu discurso. Se o teu formato é a entrevista, organiza bem as perguntas para o teu convidado. Não faças demasiadas perguntas, nem perguntas redundantes ou sem interesse. Assim, não terás de editar, para deitar fora as respostas menos boas.

2 – Tempo de conversa


Quando estás a fazer a entrevista toma atenção à conversa e anota o minuto em que fazes cada pergunta. Regista logo quais os momentos que vais querer aproveitar. Ou seja vais perder metade do tempo a editar. Já sabes o que vais querer manter na edição final.

3 – Dominar a plataforma de edição


Escolhe uma plataforma de edição e procura conhecer a maioria dos seus recursos. Sem dúvida que neste momento o software mais utilizado é o Audacity. Existe uma versão grátis que é muito fácil de utilizar. Tens diversas pistas ao teu dispor, para misturar os indicativos de início e fim de cada episódio. Permite, ainda, que exportes o som em diversos formatos. Perde algum tempo antes de começares a publicar, mas tens mesmo de saber o mínimo sobre o programa de edição.

4 – Atenção aos níveis


Aprende a dominar os níveis, lembra-te que se o convidado estiver demasiado perto do microfone, o som vai sair distorcido, se estiver demasiado longe, não se vai conseguir perceber o que ele está a dizer. Equilibrar os níveis depois de gravar, não é solução. Vais levar muito mais tempo a editar e o resultado final não vai ser do teu agrado.

5 – Cuidado com os cortes excessivos


Tens de editar de forma que não se perceba que estiveste a editar. Acima de tudo não cortes as respirações e não coles frases que não façam sentido. O discurso tem de continuar a fluir naturalmente. Por outras palavras, editar é o segredo do sucesso, mas não edites demais!

Sound recording studio mixing desk with engineer or music producer

Resumindo, quando fores gravar o próximo episódio leva no bolso estas 5 dicas.
Se quiseres ter acesso a mais sugestões como esta, que ajudam o teu conteúdo a alcançar o sucesso lê também este artigo sobre Como criar, planear e gerir o teu podcast?