blog

O que é um bom Podcast?

O que é um bom Podcast

Um estudo recente revelou que 65% de ouvintes de Podcasts têm o hábito de ouvir os episódios até ao fim. E se alguém ouve um qualquer conteúdo até ao fim isso quer dizer que, para essa pessoa, aquele é um “bom conteúdo”, um “bom podcast”. E os autores gostam de pensar que o seu é um bom conteúdo. Mas como é que se distingue um bom de um mau podcast ? O que define um bom Podcast ?

Esta pergunta surgiu numa mesa-redonda proposta pelo Podes, edição de 2022 deste que é o único festival de Podcasts do país. E afinal qual foi a conclusão ? Bem a resposta não é fácil. Mas, das ideias partilhadas podemos sugerir 7 ideias.

Neste artigo damos-te 7 dicas que podem, afinal, ajudar a construir um bom podcast!

1. Qualidade do Som

    Primeiro, um bom Podcast tem de ter um som de qualidade. Tem de ser “confortável ao ouvido”. Atendendo ao facto de que pelo menos 45% dos ouvintes ouvem podcasts fora de casa, em viagem ou em lugares públicos, se o som não for limpo e de qualidade é fácil perder o fio à meada e abandonar a audição do episódio logo nos primeiros minutos.

    2. Boa Comunicação

    Falar de forma clara e concisa, ter uma voz bem colocada e uma boa dicção, são pormenores que podem acrescentar valor e qualidade ao teu conteúdo. Muitas hesitações, gaguejos, raciocínio complicados podem afastar potenciais ouvintes.

    3. Autenticidade

    O ouvido humano percebe quando o que está a ouvir é autêntico. Logo, uma comunicação próxima tem de ser sempre genuína e verdadeira para que resulte. Os podcasts não fogem à regra. É fácil perceber quando o apresentador está a gostar e a viver aquele podcast. Se gravar é um sacrifício, esquece, o Podcasting não é para ti.

    4. Guião bem preparado

    Fazer um podcast é muito fácil. É abrir o microfone e pronto. Não, não é! É preciso saber o que dizer e quando dizer. Prepara o teu guião, pesquisa, escreve tópicos ou mesmo o texto integral. Esta pode ser a chave de um podcast de sucesso. Estar bem preparado e pronto para saber contar a tua história.

    5. Boas Entrevistas

      Quando começas um podcast tens de começar por escolher o formato: entrevista, co-hosting, monólogo, storytelling. Seja qual for o formato tem de ser bem preparado. Se optares pelas entrevistas os convidados vão fazer a diferença. Não tem a ver com notoriedade, mas tem a ver com a sua história que têm para contar. Um desconhecido pode ser tão ou mais interessante do que uma figura pública. Mas, para ter um bom podcast de entrevista tens de fazer todo o trabalho de casa: pesquisar, escolher bons convidado e fazer as perguntas certas.

      6 . Saber Contar Histórias

      Mais do que tudo, o objetivo do teu podcast é contar uma história. Então para teres um bom podcast respeita as regras da narrativa. Tem atenção ao ritmo, ao tom, ao ambiente em torno do texto. Mas, não leias, usa as regras da oralidade

      7. Edição Cuidada

      Evita as redundâncias e repetições. Corta o que não é importante e mantém o ritmo. O segredo de um bom Podcast pode estar aqui. Se queres saber mais lê o artigo “O Segredo do Sucesso é Editar”.

      Em conclusão, se a tua ideia é começares um podcast e queres que seja um “bom podcast”  fica uma última sugestão: ouve podcasts. Ouve conteúdos nos mais diversos formatos e tenta perceber qual se adapta melhor ao teu projeto. Só no Popcasts tens mais de 150 conteúdos áudio para descobrir. Inspira-te no que cada um deles tem de melhor e começa a construir o teu. Bom Podcast.