A 1 de Abril de 2024 foi, oficialmente, encerrada a plataforma Google Podcasts. No entanto, a gigante tecnológica não quis abandonar os criadores de conteúdo, nomeadamente, os podcasters. Por isso, o Youtube Music e a sua nova CPO, Johanna Voolich têm na manga algumas novidades para os utilizadores da plataforma. O futuro do Youtube Music, foi tema de conversa entre a Elisabete Costa e o Tiago Loureiro, no episódio 21 do podcast Por Dentro Com…
RSS Feed Sim, Alojamente Não
Elisabete Costa
Tiago hoje vamos falar sobre o futuro da plataforma Youtube Music e temos boas e más notícias. Não é assim ?
Tiago Loureiro
Sim, hoje vamos fazer um follow-up do posicionamento da Google em relação aos podcasts e desvendar aqui umas pistas que podem ser muito interessantes para os criadores.
Primeiro recordar que o Google podcasts acabou. A alternativa dada pela gigante tecnológica é o Youtube Music, que como o nome indica, é uma plataforma que nasce para ouvir música e como tal, não estará, pelo menos para já, a ser muito amiga dos podcasts. Basta percorrermos alguns comentários para percebermos que a mistura de música e podcasts não deixa os utilizadores muito satisfeitos.
E digo para já, porque a CPO do Youtube, a Johanna Voolich, surgiu por estes dias num vídeo publicado no blog dessa mesma plataforma, a dar algumas pistas sobre o futuro.
Comecemos pela notícia menos boa – O Youtube não planeia funcionar como host, ou seja, conseguimos importar um RSS feed, mas usá-lo como plataforma de hospedagem e geração desse mesmo RSS feed para outras plataformas, não vai acontecer.
EC
Portanto estamos a falar de alojamento ?
Ou seja, tens de ter o conteúdo alojado numa outra plataforma que não o Youtube e, basicamente, esta plataforma só exibe o nosso conteúdo ?
TL
Exatamente!
Este pedido foi feito por muitos podcasters e isso não vai acontecer, de acordo com as palavras da CPO do Youtube, a Johanna Voolich. E essa é a notícia menos boa. Vamos agora para as boas notícias.
As Boas Notícias
EC
Mas há mais notícias boas do que más, em relação ao Youtube Music ?
TL
Sim! A Johanna diz-nos que quer o Youtube Music como sendo, primeiro do que tudo, uma experiência visual. O que é normal, afinal o Youtube é um site nativo de vídeo.
Como tal, ficou entre linhas a ideia de que pode vir a haver uma ferramenta criadora de vídeo com imagens geradas por inteligência artificial. Ora, para quem gostava de ter vídeo associado aos seus episódios de podcast, está aqui uma grande novidade. Já aqui falámos também da importância do video, na forma como pode alimentar as redes sociais e criar oportunidades de monetização, e, a acontecer o que a CPO do Youtube promete, isto é uma grande jogada da plataforma.
Outra boa notícia é que o Youtube está a trabalhar numa forma user-friendly de ouvir podcasts em diferentes suportes. Por exemplo, podemos começar a ouvir no smartphone, depois no carro e terminar na TV. Como é que isto vai funcionar ainda não se sabe bem. Mas este é o objetivo, e tendo em conta que é um objetivo da Google, só temos a esperar o melhor.
Melhorar a Descoberta
EC
Parece que também há novidades em relação à descoberta de novos conteúdos ?
TL
Sim! É que a plataforma vai replicar oo algoritmo de sugestões dos vídeos para o Youtube Music.
Os recomendados são uma grande força desta plataforma. Falo por experiência própria. Creio que é a melhor plataforma a recomendar conteúdos semelhantes. Ora, a CPO Johanna referiu que a missão é conseguir recomendar podcasts que se ajustem ao estilo de vida de cada um. Se de facto conseguirem colocar este algoritmo no patamar do que já existe para vídeo, os podcasters vão beneficiar muito com esta ferramenta. Os podcasters deixa de estar tão dependentes da pesquisa direta do utilizador ou até da procura meio anárquica e difícil de prever, para se poderem focar, ainda mais, na qualidade do conteúdo..
EC
Porque a descoberta do conteúdo certo, continua a ser um dos principais desafios dos podcasters ?
TL
Pois nem sempre conseguimos encontrar conteúdos à nossa medida. E esta ferramenta vem um bocadinho, nesse sentido.
Os podcasters ficam com mais um chance de conseguirem mostrar os seus conteúdos ao seu público alvo.
Podemos focar-nos um bocadinho mais no bom conteúdo, para que ele surja colado a outros bons conteúdos, e isso parece-me muito, muito interessante também.
Para ter acesso à versão audio desta conversa clica AQUI.