blog

O Chat GPT e os Podcasters

chat GPT e os Podcasters

É o assunto do momento. Todos se perguntam qual vai ser o futuro da Inteligência artificial nas nossas vidas. Porque, de um momento para o outro, uma destas ferramentas tomou conta das luzes da ribalta: o famoso Chat GPT anda nas bocas do mundo. Uma ferramenta de linguagem capaz de gerar grandes quantidades de texto, fornecer informações e até manter conversas com os utilizadores. E então o que acontece à relação entre o CHAT GPT e os Podcasters ?

Nós, como não podia deixar de ser, fomos experimentar e perguntamos ao Chat GPT, quais os benefícios dele próprio, para os autores de podcasts. É claro, que começou logo por se gabar, gerando o seguinte texto: “O Chat GPT pode ser extremamente útil para os produtores de podcasts, oferecendo uma série de benefícios significativos que podem ajudar a melhorar a qualidade e o alcance do conteúdo do seu podcast”.

Esclarecidos? Só coisas boas, ou seja, é de extrema utilidade e traz benefícios significativos. A verdade é que levou menos de 10” a responder à nossa pergunta e o raciocínio parece bastante humano.

Chat GPT e os Podcasters – Utilidade

Mas, vamos lá então ver em que é que o Chat GPT pode ser mesmo útil para os criadores de Podcasts. E, acredita, que este texto foi escrito por mão humana. E levou bastante mais do que alguns segundos a escrever!

Primeiro, é extremamente útil para organizar ideias: ou seja, imagina que tens uma excelente ideia para um podcast, mas não sabes bem por onde começar. Se pedires ao Chat GPT linhas orientadoras, ele fornece-te tópicos organizados, com introdução, conteúdo principal e conclusão. Não quer dizer que sejam a versão definitiva, mas seguramente esta ajuda vai permitir que poupes muito do teu precioso tempo.

Pode ajudar-te a escrever roteiros completos de cada episódio e assim ficas com mais tempo para cuidares da qualidade do som, da edição e até da promoção do teu conteúdo.

Apesar de ainda estar a aprender, o Chat GPT também é capaz de dar um empurrão à tua criatividade. Seguramente já ouviste falar do “síndrome da folha em branco”. Com a ajuda desta ferramenta de inteligência artificial nunca haverá uma folha em branco.

Um exemplo fofinho: pedimos ao Chat GPT títulos para um podcast sobre Gatos. Respostas: “Gatos no Sofá”, “O Mundo Peludos dos Gatos” ou “Ronronando nos Seus Ouvidos”. Tempo de espera ? 10 segundos. E não está mal….

Portanto, o Chat GPT pode sugerir títulos, descrições e mesmo frases marcantes para o teu conteúdo.

Mais um exemplo, imagina que tens um podcast de entrevistas. O chat ajuda na construção de perguntas. Pedimos perguntas para fazer ao Mick Jagger, sim, esse mesmo, o vocalista dos Rolling Stones e, em menos de 15 segundos, sugeriu dez perguntas. Não especialmente originais, é verdade, mas uma base para começar.

Chat GPT e os Podcasters – Simpatia

E ainda por cima “a máquina” é simpática. Começa sempre por responder às nossa perguntas, com frases como “estou aqui para ajudar”, “com certeza”, “claro”, “qual é a sua dúvida”. Enfim, é muito mais do que se pode dizer de alguns mentores! Até apetece dizer obrigado no fim.

Para além disso, é excelente para transcrever automaticamente episódios já existentes, o que tem benefícios ao nível do SEO.

Enfim, torna o conteúdo mais acessível aos motores de busca e aos simples humanos que estão ávidos de ouvir o teu conteúdo.

Como o próprio, o Chat GPT, fez questão de escrever “pode ser usado de várias maneiras criativas e úteis para melhorar o teu podcast e alcançar um público mais amplo”.

E agora ?

E agora uma conclusão muito humana: sim, está aí, não vai voltar para trás, só vai progredir e melhorar, portanto, há que aproveitar os seus benefícios.

Se és criador de conteúdos, podes e deves recorrer ao Chat GPT. Vai poupar-te muito tempo e esforço. Mas, não te esqueças: a centelha da originalidade e criatividade ainda é e será tua por muito tempo. Quem vai fazer brilhar o teu conteúdo, quem o vai tornar pertinente, quem vai conquistar um público fiel e consistente és tu: o autor. Por isso, para o Popcasts o mais importante são mesmo os autores.