blog

Dividir o Podcast em Temporadas – Sim Ou Não?

Já escolheste o tema do teu podcast e já tens um bom título, mas, ainda falta responder a uma pergunta: Dividir o meu podcast em temporadas – Sim ou Não?

Vamos começar por definir temporada: Temporada é um conjunto de episódios de um podcast focado num tema específico.

À semelhança do que acontece com uma série televisiva, entre os episódios existe um fio condutor que entrelaça todos os conteúdos e mantem a consistência através da temporada.

Dividir um podcast por temporadas – Os Prós

Se o conteúdo do teu podcast for muito abundante, podes escolher produzir um conjunto de episódios sobre um determinado segmento desse conteúdo. Por exemplo, um podcast sobre futebol, (um tema, sem dúvida, inesgotável) podes fazer uma temporada por torneio ou por liga, ou por clube.

Desta forma é mais fácil organizar o teu trabalho, escolher convidados e escrever guiões. E é até mais fácil comunicar aos teus ouvintes como localizar determinado episódio que se encontra numa determina temporada.

Então uma vez avaliada a quantidade de conteúdo disponível e escolhido o enfoque da temporada, é tempo de organizar. Definir o número de episódios e o conteúdo de cada um deles.

Assim, deixas para trás a ansiedade de não saberes como dar o próximo passo e qual vai ser o tema do próximo episódio.

Por outro lado, estabelecendo um número concreto de episódios consegues dividir melhor o tema, controlar o tempo dos episódios e as datas de publicação.

Facilita também o trabalho em equipa, no caso de o podcast ser trabalhado por várias pessoas, podendo sempre incluir novos participantes na próxima temporada.

Consegues ainda saber quando podes gozar de uma pausa e ganhar folego para a próxima temporada.

Dividir um podcast por temporadas – Os Contras

No espaço entre temporadas corres o risco dos teus ouvintes se esquecerem ou perderem o interesse no teu conteúdo. Por isso, há cuidados que tens de ter ao escolheres trabalhar por temporadas!

No caso de escolheres produzir um podcast por temporadas tens de ter em atenção que é necessário avisar os teus ouvintes.

Em cada episódio explica que aquele é o episódio X da temporada Y e convida o teu público a ouvir os episódios anteriores e também as outras temporadas, recordando sempre que necessário temas já mencionados em outros episódios.

Não deixes de publicar, sem avisar que estás a fazer o último episódio daquela temporada e, sobretudo, deixa claro que vais voltar daí a algum tempo com mais e melhor conteúdo. E se conseguires deixar uma data concreta melhor ainda. Assim os teus seguidores ficam mais atentos ao teu regresso.

Quantos episódios deve ter uma temporada ?

Esta não é definitivamente uma ciência exata. O número de episódios de cada temporada deve ser definido por ti, atendendo ao tema e à quantidade de conteúdo disponível sobre o mesmo. Deves terminar de uma forma natural quando o tema estiver esgotado.

Resumindo, dividir um podcast em temporadas é uma decisão que cabe ao criador do conteúdo, que pode e deve pensar se esta é a melhor forma de publicar. Deixamos as dicas, agora a escolha é tua. Se estás a pensar começar um podcast existem outros artigos no blog do Popcasts que te podem ajudar. Não deixes para amanhã o que podes publicar hoje.