blog

Como escrever um guião para um episódio de podcast?

como escrever um guião de posdcast

Um erro comum na produção de um podcast é pensar que “a conversa vai fluir”. O mais provável é o resultado final ser uma narrativa confusa, incoerente e difícil de seguir para o ouvinte. Até os profissionais de comunicação mais preparados necessitam de linhas orientadoras para conduzir os seus conteúdos.

É como fazer uma longa viagem sem GPS, sabemos para onde queremos ir, mas sem indicações o mais provável é acabarmos num beco sem saída.

Seguir um guião não torna o podcast robotizado e monótono, é apenas um mapa que nos leva de A a B, evitando problemas e redundâncias e poupando muito tempo de edição.

Assim sendo, o tipo de guião vai depender do tipo de host que és. Há quem tenha necessidade de escrever tudo, enquanto outros só precisam de tópicos.

Regra geral, esta é a estrutura base de um guião de podcast:

Introdução

Antes de tudo, uma boa introdução é curta e objetiva. Na maioria dos podcasts inclui também uma música/jingle. Deve-se dar as boas-vindas, fazer a apresentação, referir o tema do episódio e, se se aplicar, apresentar o convidado. Assim sendo, num guião, o aspeto será algo como:

1 – Introdução

– Música

– “Olá! Bem-vindos ao [nome do podcast]. Hoje vamos falar sobre [tema do episódio] e para nos ajudar a mergulhar no tema, temos o [nome do convidado e breve contexto do mesmo]. Vamos a isso?”

Boas-vindas/Introdução do convidado

De seguida, e se o teu formato de podcast for com convidado, deves introduzi-lo. É uma etapa essencial para que os teus ouvintes entendam quem ele é e por que razão o devem ouvir.

Como tal, esta informação deve estar escrita, para que não te esqueças dos detalhes importantes. Tais informações podem ser o seu percurso profissional ou a forma como se relacionam com o tema do episódio, para atestar a sua credibilidade. No guião, terá este aspeto:

2- Apresentação do convidado

– “Hoje temos connosco [nome do convidado + profissão + informações relevantes que o levaram a ser convidado]. Olá, bem-vindo [nome do convidado]! Bem-vindo ao [nome do podcast].

Mensagem promocional

Se o teu podcast tem patrocinador, esta é a melhor altura para fazer a sua referência. Alguns sponsors facultam a mensagem exatamente como a querem passar, mas caso não o façam, é aconselhável ter algo preparado. Uma mensagem de patrocinador pode ser algo como:

3- Mensagem do patrocinador:

“Esta conversa conta com o apoio de [nome do patrocinador]. [Nome do patrocinador + produto/serviço a ser anunciado + benefício do produto/serviço + onde os ouvintes podem encontrar o produto/serviço + promo code exclusivo caso se aplique].

Desenvolvimento

Com efeito este é o ponto onde entra o conteúdo mais importante do teu episódio. Define uma lista de tópicos e sub-tópicos a abordar por uma ordem que faça sentido. Imaginemos que o tema é “A indústria musical em Portugal”. Um exemplo de estrutura pode ser:

                1 – A evolução da música portuguesa nas últimas décadas

  1. Os hábitos musicais dos portugueses nos anos 90 e 2000
  2. Os tipos de música que apareceram e desapareceram
  3. Artistas que marcaram a história
  4. A forma de ouvir música – da rádio ao streaming

2- Festivais de Verão

  1. O crescimento desta indústria
  2. O seu papel na divulgação da música nacional

3- A música durante a pandemia

  1. Como sobreviveram os artistas durante este período?
  2. Quais as mazelas que ainda estão por superar

4- O futuro da música Portuguesa

  1. Que tipo de artista singrará amanhã?
  2. A internacionalização da música Portuguesa
  3. O papel das redes sociais na música

Transições

Se o teu podcast tem vários segmentos, deves garantir que existe um separador entre eles. Estes separadores podem ser uma música, um jingle, uma frase ou um efeito sonoro.

Outro e apelo à ação

Por fim, a conclusão do episódio. Neste ponto deves agradecer a presença do convidado, fazer um breve sumário do que foi abordado, fazer um teaser para o próximo episódio e apelar à ação dos teus ouvintes, seja para criar dinâmica, pedido por exemplo que passem na tua página de Facebook para deixar algumas impressões, ou para promover o teu podcast, referindo em que plataformas está disponível.

Inegavelmente, é também um bom momento para agradecer a todos os que ajudam na produção do teu podcast.

Um outro terá, mais ou menos, este aspeto:

4- Outro

Infelizmente chegámos ao fim. Obrigado [nome do convidado] por se ter juntado a nós, foi muito esclarecedor para mim e certamente também para quem nos ouve.

Para quem está desse lado, obrigado por nos ouvirem! Se gostaram não se esqueçam de deixar uma review na [plataforma x], de partilhar e de subscrever no Popcasts. Podem também passar nas nossas redes sociais e sugerir temas e perguntas que gostariam de ver aqui abordadas.

Obrigado ao [nome do assistente] pelo apoio à produção e ao [nome patrocinador].

Até [data do próximo episódio].

Como referimos no início do artigo, o guião pode variar conforme o estilo do teu podcast. Seja como for é extremamente importante que definas as tuas guidelines e não deixes a gravação ao acaso.

No Popcasts encontras os melhores podcasts, 100% em português, que te podem dar algumas ideias de como encontrar a tua estrutura ideal.