Depois de escolheres o título do teu podcast. Tens de te empenhar, no título de cada novo episódio. Porque, é mesmo importante para impactar a tua audiência. Um título forte pode ser a diferença entre alguém clicar no teu episódio ou passar à frente. Com tanta concorrência no mundo dos podcasts, escolher o título certo é mais importante do que nunca. No Popcasts, acreditamos que os bons exemplos e as melhores práticas devem ser partilhados. Por isso, aqui estão algumas estratégias, para te ajudar a escrever títulos irresistíveis.
1. Faz perguntas que ninguém resiste a responder
Antes demais as perguntas despertam a curiosidade natural das pessoas, incentivando-as a clicar. Além disso, um estudo do Backlinko revelou que títulos com pontos de interrogação têm um desempenho 23,3% superior.
Exemplos:
• “Qual é o segredo por trás do sucesso dos melhores podcasters?”
• “O podcasting é o futuro da narrativa ou apenas uma moda passageira?”
Dica extra: Dá um toque provocador às perguntas, como: “Podcasting é o novo rádio?” Talvez seja ainda melhor…
Agora, como em tudo o bom senso também é uma boa ferramenta. Usa as perguntas sempre que aches que faz sentido e não sempre, só porque sim!
2. Encontra o equilíbrio certo no comprimento
Títulos concisos são fundamentais, mas títulos muito curtos podem parecer vagos. É preciso que a tua audiência perceba qual é o objetivo de cada novo episódio.
O ideal é que o título tenha entre 60 e 70 caracteres, garantindo que ele não seja cortado em plataformas de podcast. Títulos mais curtos e impactantes são mais fáceis de ler e entender rapidamente.
Títulos chamativos para podcasts
Exemplos:
• Demasiado curto: “5 dicas para podcasts”
• Melhor: “5 dicas para podcasts que vão atrair mais ouvintes hoje”
O mesmo é dizer que um título claro e descritivo tende a captar mais atenção, sem deixar de ser objetivo.
3. Usa números para criar ordem e ação
Os números dão uma sensação de estrutura e clareza. Por isso, não é por acaso que títulos com números como 5, 7 ou 10 são mais eficazes. Além disso, quem opta por clicar, já sabe com o que conta.
Exemplos:
• “7 formas de promover o teu podcast nas redes sociais”
• “10 erros que todos os podcasters devem evitar”
Os números ajudam, igualmente, definir expectativas claras sobre o conteúdo, e isso é algo que o teu público vai valorizar.
4. Podes exagerar, mas só um bocadinho
Sem cair no clickbait, palavras como “melhor”, “guia definitivo” ou “o maior” podem fazer os teus títulos destacarem-se. Portanto, certifica-te apenas de que o conteúdo cumpre as expectativas que crias. Esforça-te por não defraudares a tua audiência.
Exemplos:
• “As melhores estratégias de marketing para podcasts que vais precisar em 2024”
• “O guia definitivo para transformar o teu podcast num sucesso”
Ou seja, um pouco de entusiasmo no título pode ser o detalhe que conquista os cliques.
5. Evita palavras que soem a spam
Termos como “grátis”, “mágico” ou “truque” podem parecer apelativos, mas na realidade podem prejudicar as taxas de cliques. Em vez disso, opta por uma linguagem mais direta e profissional.
Exemplos:
• Menos eficaz: “O truque mágico para viralizar o teu podcast!”
• Melhor: “Técnicas comprovadas para aumentar a audiência do teu podcast”
Ao evitar exageros desnecessários, ganhas a confiança do teu público.
Ainda tens dificuldades?
Criar títulos pode ser um desafio, mas há ferramentas como o Podsqueeze que podem ajudar. Esta ferramenta gera sugestões com base na transcrição do episódio, garantindo que seguem estas boas práticas.
Quanto tempo demoras a criar títulos para os teus episódios? Experimenta estas dicas e descobre como otimizar o processo – e aumentar a tua audiência!
E ouve muitos podcasts no Popcasts ou na App do Popcasts.
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