blog

Como escolher o tema do próximo episódio?

Próximo Episódio

Se és autor de um podcast, já deves ter percebido que uma das maiores dificuldades que enfrentas na produção dos teus conteúdos é a escolha do próximo episódio!
Isso mesmo: Escolher o melhor tema para o próximo episódio é um desafio fundamental para o crescimento do teu podcast.
Tens de ter a certeza de que ao criares o próximo conteúdo estás a chamar a atenção do teu público.
A criatividade não está sempre ao virar da esquina e muitas vezes surge o pânico perante a folha em branco, vazia de ideias.
Mas, vamos dar-te uma ajuda. Este artigo contém algumas sugestões que podem fazer a diferença na descoberta dos temas dos próximos episódios.

Qual é o objetivo do teu podcast ?

Para escolher temas para os teus episódios, precisas de definir com clareza o objetivo geral do teu podcast. O que é que te levou a embarcar nesta aventura e o que é que tem mantem motivado. Ou seja, o que queres dizer ao mundo!
Um podcast requer uma abordagem estratégica para atingir o sucesso, por isso escreve e relê com frequência, os principais objetivos do teu conteúdo, Desta forma não vais fugir ao tema e ao mesmo tempo continuas a ser criativo. Mantem-te focado.

Não percas de vista a concorrência.

Por mais original que sejas nunca estarás sozinho no mercado. Por isso, é importante observar a concorrência. Mesmo que o teu podcast aborde um tema muito específico vai existir sempre alguém que está a fazer qualquer coisa parecida.
Mantem-te atento aos conteúdos que abordam temas semelhante ao teu.
Vale a pena ir além do campo de podcasts para saber mais sobre o teu nicho de mercado.
Ouve, vê e lê tudo o que circula na mesma órbita do tema geral do teu podcast.
Analisa os conteúdos que estão a ser produzidos em blogs, vídeos, televisão e redes sociais. Navega em plataformas, como YouTube, Facebook, Twitter e LinkedIn.
Tudo pode ser fonte de inspiração. Por vezes uma frase, um ponto de vista diferente, um título podem ser ponto de partida para a escolha do próximo tema. Arranja uma agenda e aponta todas as ideias, por mais estranhas que pareçam, mais cedo ou mais tarde vão dar frutos.

Está atento às tendências


Uma ótima forma de gerar assuntos para o próximo episódio é procurar tendências e aquilo que verdadeiramente está na moda.
E isso pode ser feito de muitas formas!
Pesquisa por meio de palavras-chave e quais são os tópicos relacionados.
Existem ferramentas que podem ajudar. Por exemplo, podes consultar o Ubersuggest, que oferece palavras-chave relacionadas e os níveis de indexação.
Também podes pesquisar no Google Trends os termos que estão a ser pesquisados e as palavras mais populares.
Com a ajuda destas ferramentas, podes saber quais os termos e as palavras-chaves mais procuradas e encontrar os melhores momentos para fazer deles o tema do teu próximo episódio.

Conhece o teu público


Para pensar em como escolher os temas para os próximos episódios, precisas de saber quem é que te está a ouvir: quem são as pessoas que constituem o teu público, quais as suas preferências e preocupações.
Esta não é uma tarefa fácil. Mas, existem alguma formas de contornar este problema.
Está atento aos comentários que recebes nas redes sociais: quais as críticas, quais os principais elogios, que sugestões trazem.
Responde de forma consistente e coloca novas perguntas.
Quando possível mantem um registo de quem entra em contato: são mais homens ou mulheres, são estudantes ou trabalhadores, em que áreas, quais parecem ser as suas principais preocupações?
Nas redes sociais podes colocar perguntas ou mesmo fazer pequenas sondagens.
Durante os episódios desafia o teu público a entrar em contato contigo, faz perguntas diretas. Deixa bem claro de que forma podem entrar em contato contigo e que estás disponível para responder.
Envolve a tua audiência na escolha de novos temas. Pede sugestões. Assim os teus ouvintes vão sentir-se envolvidos na criação do conteúdo. Se tens entrevistados, procura saber que tipo de pessoas é que os teus ouvintes mais gostam que recebas.

Reaproveita os episódios de sucesso

Se tens episódios que foram especialmente bem-sucedidos não tenhas medo de regressar ao tema. A ideia não é repetir, mas encontrar uma nova abordagem. Observa os dados dos episódios que foram mais relevantes e procura entender porque é que foram tão ouvidos.
De repente podes fazer um novo episódio sobre o mesmo tema, mas com um convidado diferente, uma atualização ou um novo ponto de vista.
Desta forma, ao identificar estes episódios, vão surgir temas para episódios futuros sem que fiquem repetitivos.

Próximo Conteúdo
Young man makes a podcast audio recording at home in a garage.

Concluindo, de facto fazer crescer um podcast tem muito a ver com a escolha do próximo episódio, fazendo com que seja interessante e relevante para o público que ouve.
Não é uma tarefa fácil, mas é sem dúvida o segredo do sucesso. Por isso, a escolha do tema do próximo episódio exige dedicação e empenho.
Adaptando a célebre frase de Thomas Edison, o sucesso resulta de 1% de inspiração e 99% de esforço.
Para descobrir novas possibilidades de conteúdo investiga as tendências do teu nicho de mercado, analisa a concorrência, sabe quem é teu público e aposta na consistência.
Criatividade é o ponto crucial para o sucesso de teu podcast e isso tem tudo a ver com a escolha de assuntos e temas dos próximos episódios.
E não te esqueças de vir sempre aqui, ao Popcasts, para ouvires os melhores podcasts e assim puderes ter as melhores ideias para episódios futuros.