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Como criar, planear e gerir o teu podcast?

mulher a gravar podcast

Um podcast de sucesso dá trabalho. O Popcasts deixa-te 11 dicas que vão ajudar o teu projeto a ser bem sucedido.

Produzir um podcast de sucesso requer, entre outros aspetos, uma gestão atenta de várias etapas. Escolher o nome, equipamento, local de gravação, imagens, como distribuir, entre outros pontos, exige um planeamento cuidado e com visão estratégica, sob pena de falhar em alguma variável indispensável ao sucesso do projeto.

Deixamos-te algumas dicas que te vão ajudar a elaborar o plano ideal para o teu podcast.

1 – O teu público-alvo

Um erro comum é achar que um podcast se propõe a atingir a generalidade das pessoas. Ao pensar um conteúdo para esta dimensão, corre-se o risco de o tornar vago, com pouca relevância e sem um ponto de destaque face aos demais. Por exemplo, se o teu objetivo é criar um podcast sobre fitness, uma forma de encontrares o teu público é afunilando um pouco mais o conteúdo, ou seja, criar um podcast sobre exercício ao ar livre, ou sobre alimentação vegan para desportistas ou ficar “fit” sem sair de casa. Desta forma tornas-te mais diferenciado, vais ao encontro de um target que procura algo mais específico e fidelizarás ouvintes com maior facilidade. Aconselhamos-te também a ler o artigo sobre como encontrar o teu fator diferenciador, o teu USP.

2 – Decidir o nome do podcast

Escolher o nome do podcast é um exercício criativo desafiante. Por um lado, deve ser apelativo, por outro deve ser claro para que o utilizador perceba o tema. Coloca várias opções em cima da mesa e procura perceber qual será a melhor escolha. Podes também questionar algumas pessoas, para saber a sua opinião.

Depois de escolhido o nome, convém fazer algumas pesquisas para perceber se já existe algum podcast a utilizá-lo.

Lê de forma mais aprofundada sobre este tema no artigo “O Título do teu Podcast: Como Escolher?”.

3 – Decidir os títulos dos episódios

Neste campo o ideal é ser descritivo, para o ouvinte perceber de imediato o que trata determinado episódio e para ser mais facilmente descoberto pelos motores de busca. Não deve ser demasiado extenso, pelo que evita utilizar redundâncias como “Podcast X, episódio 1 – título do episódio”, vai direto ao tema.

4 – Local de gravação

Por muito bom que seja o teu material de gravação, o ambiente onde gravas tem uma influência enorme na qualidade do som. Procura um espaço longe de janelas e portas e de lugares mais propensos a barulho (em casa, evita a cozinha ou a sala onde há sempre barulho de eletrodomésticos e maior possibilidade de pessoas a passar). Evita também locais que façam eco.

5 – Material de gravação

O investimento em material pode ser substancial, mas não é o mais importante. Podes ter um microfone topo de gama, que se o ambiente onde gravas não for o melhor, não vais obter qualidade de som. Foca-te em material com uma boa relação qualidade-preço, considera o equipamento usado, vê algumas reviews de produto para fazeres uma compra informada e ajustada ao teu orçamento ou informa-te nas lojas da especialidade. Neste artigo encontras a lista de equipamentos essenciais para o teu podcast. Para iniciantes, aconselha-se pelo menos estes:

– Computador;

– Microfone USB;

– Pop Filter;

– Software Mixer;

– Headphones;

– Software de edição áudio.

6 – Formato do podcast

Monólogo, entrevista, conversa, presencial ou remoto, existem várias formas para produzires o teu conteúdo. Tendo em conta o que escolheres, prepara-te para as suas especificidades: É entrevista via zoom? Certifica-te que todos têm uma boa ligação de internet e qualidade de som aceitável. Várias pessoas a gravar? Verifica se todos têm microfone devidamente ligado a um mixer. Vais captar imagem? Verifica se estão todos enquadrados com a câmara.

7 – Frequência de publicação

Neste ponto, a consistência é a palavra-chave. O teu público vai exigir regularidade e tu não vais querer defraudar-lhes as expetativas. Ao início, a motivação está em alta e podes querer publicar um episódio todos os dias. Mas com o passar do tempo, pode não ser comportável. Define a periodicidade e mantém-te fiel a ela, podes até gravar vários de seguida, mas publica dentro da escala definida.

8 – A imagem do podcast

Não há podcast sem identidade visual, um logotipo é o mínimo indispensável. Mesmo que não tenhas um vasto conhecimento de design, existem online diversas plataformas de edição de imagem bastante intuitivas, como o Canva ou o Pixlr. Só precisas de pôr a criatividade a trabalhar.

9 – Alojamento do podcast

A maioria das plataformas de streaming de podcasts funcionam com base em RSS Feed. Para que consigas gerar o link para o RSS Feed, tens de o alojar numa plataforma host. Existem várias opções online, gratuitas e pagas, que também oferecem a distribuição automática nos principais websites como o spotify ou o itunes. No Popcasts basta que preenchas o formulário de submissão, que nós tratamos do resto.

10 – Redes Sociais/Distribuição

Estás preparado para mostrar o teu podcast ao mundo. Mas, como é que o vais fazer? Neste capítulo as redes sociais desempenham um papel muito importante. Cria canais sociais para o teu podcast e alimenta-os com frequência, participa de comunidades virtuais de podcasting, convida outros podcasters, transforma o podcast em vídeocast para teres conteúdo de imagem. Podes ler tudo sobre promover as redes sociais, neste artigo <AQUI>.

11 – Lançamento e gestão de expetativas

Agora que cumpriste todos os passos, o trabalho está só a começar. É importante que tenhas presente que a comunidade em torno do teu podcast não surge de um dia para o outro. Tens de ter alguma paciência e acreditar que os resultados vão aparecer gradualmente.

E não te esqueças de submeter o teu projeto no Popcasts, a primeira plataforma agregadora 100% Portuguesa. Queremos conhecer-te!