blog

Como colaborar com outros criadores de podcast.

grupo de pessoas a colaborar num podcast

Fazer colaborações com outros podcasts é uma excelente forma de criar conteúdo diferenciado e chegar a novos públicos. Lê aqui algumas dicas de como o fazer.

É comum a dada altura sentir uma estagnação na tua audiência. Quando assim é, chegou a altura de reservares um pouco do teu tempo para definir um plano de crescimento. Uma das melhores estratégias para fazer chegar o teu podcast a novos públicos é convidar outro podcaster para participar num dos teus programas. Deixamos-te um guia para ajudar neste processo.

1 – Podcasts similares

É importante que o teu crescimento seja feito com lógica. Claro que conseguir ter um convidado de peso tem um impacto enorme na tua audiência, mas também é uma tarefa bastante difícil. O ideal será estabelecer relação com um podcaster cujo conteúdo esteja relacionado com o teu e que esteja num patamar equivalente. Desta forma será mais fácil fidelizar os novos ouvintes e é também mais provável que o outro criador de conteúdo aceite a tua proposta.

2 – Diferentes tipos de colaboração

Existem várias formas de permuta entre podcasters:

– “Shout out”

Esta forma de reconhecimento consiste numa referência ao podcast durante o programa. Por exemplo, o anfitrião dizer algo como “Aproveito para mandar um cumprimento ao Podcast X, quem segue o meu podcast certamente vai gostar de o ouvir, conheçam-no nos seus canais”.

– Troca de teasers

Similar ao “shout out” mas em vez de o host dizer a mensagem, passa um excerto de um programa, que convém ser um momento alto, para gerar maior interesse.

– Conteúdo extra podcast

Para além do podcast, as comunidades também estão presentes nos canais digitais. Fazer um post nas redes sociais ou um artigo no website é uma forma de colaboração muito válida. Podes até convidar o podcaster a escrever um artigo para o site ou fazer takeover de um dia das tuas redes sociais e fazer o mesmo nas plataformas dele.

– Convite para o programa

É provavelmente o primeiro formato que vem à cabeça. Após encontrares o podcast com o qual gostavas de colaborar, convida o seu host para um episódio especial. Muito importante fazer tease nos canais digitais de cada um, para informar os respetivos públicos.

3 – Ouve a tua comunidade

Questionar aqueles que já te seguem é bom de duas maneiras – geras interação e descobres sem grande esforço quem poderá ser um potencial colaborador. Podes fazer um post nos canais social media, em forma de quizz, para que te sugiram convidados.

4 – A abordagem

Abordar alguém que eventualmente não conheces pode fazer-te sentir apreensivo. Elabora uma mensagem. Sê simpático e cordial e fundamenta as razões pelas quais achas que faz sentido colaborarem. Se não obtiveres resposta não fiques frustrado e parte para outra opção.

O Popcasts é plataforma de podcasts e vídeocasts 100% em língua portuguesa. Lá encontras uma vasta comunidade de criadores de conteúdo, pode-te ajudar a encontrar a colaboração perfeita. Vem conhecer!