Publicar conteúdo short-form, como TikToks, Instagram Reels e YouTube Shorts, oferece diversas vantagens para os podcasters. Estas plataformas são reconhecidas pelo seu vasto alcance e potencial viral. Assim sendo, representam uma oportunidade única para os criadores de podcasts expandirem a sua audiência e aumentarem o engagement dos seus viewers. Aqui ficam algumas vantagens:
Vantagens do Conteúdo Short-Form
- Alcance Alargado: As plataformas de vídeo de curta duração têm milhões, se não bilhões, de utilizadores ativos diariamente. Ao adaptar os melhores momentos dos teus podcasts para estas plataformas, tens a oportunidade de alcançar um público completamente novo que pode não estar familiarizado com o formato tradicional de podcasting.
- Engagement Reforçado: Os vídeos curtos são conhecidos por captar a atenção do público de forma rápida e eficaz. Ao publicar clips curtos e envolventes, podes aumentar o engagement da tua audiência, incentivando comentários, partilhas e interações.
- Potencial Viral: Um único vídeo bem-sucedido numa destas plataformas pode tornar-se viral rapidamente. Pode alcançar milhões de visualizações em questão de horas. Isto não só aumenta a visibilidade do podcaster, mas também pode atrair novos seguidores e ouvintes para o podcast principal.
- Diversificação de Conteúdo: Adaptar o conteúdo do podcast para diferentes formatos e plataformas permite-te diversificar a tua presença online. E, é claro, alcançar públicos que preferem consumir conteúdo em formato de vídeo.
- Aumento do Reconhecimento da Marca: Ao aproveitar as plataformas populares de vídeo de curta duração, podes fortalecer a presença da tua marca e construir uma comunidade mais engajada em torno do teu conteúdo.
Num mercado cada vez mais saturado, usar todos os canais de distribuição possíveis é fulcral. Desta forma, estás a máximizar o número de olhos e ouvidos pelo qual um episódio passa (ou partes dele). Esta exposição vai contrastar mais os aspectos diferenciativos de cada podcast e permitir atingir a maior parte dos nichos. Em 2024, todos os podcasts têm de reaproveitar o seu conteúdo, é publicidade grátis ao fim do dia. Por isso, existe uma nova app para podcasters, que te ajuda a produzir conteúdo short-form.
Transforma os teus episódios em TikToks, Reels e Shorts automaticamente
A Inteligência Artificial (IA) está cada vez mais presente nas nossas vidas. Ferramentas de inteligência artificial são hoje em dia uma realidade nas mais diversas carreiras. Criação de conteúdo e em específico podcasting, não é diferente. Hoje falamos da Framedrop.ai – quem são e como esta nova ferramenta pode facilitar imenso o reaproveitamento de episódios de podcasts para as redes sociais.
O Que é a Framedrop.ai?
Fundada em 2022 por João Diogo Costa e Mário Tarouca e com sede em Coimbra, a Framedrop inicialmente focou-se em transmissões ao vivo. Mas recentemente mudou seu foco para o conteúdo falado, incluindo podcasts. Sobretudo, esta nova aplicação promete revolucionar a forma como o conteúdo longo é reaproveitado e convertido em conteúdo “short-form” assim como a maneira como este é compartilhado nas redes sociais. Numa frase: A Framedrop transforma episódios longos em clipes curtos perfeitamente adaptados para plataformas como TikTok, Instagram Reels e YouTube Shorts.
Principais Funcionalidades da Framedrop.ai
Uma das principais dores de cabeça para muitos criadores de conteúdo, produtores e responsáveis por campanhas de marketing é a tarefa de encontrar os melhores momentos em episódios extensos. Por isso, podemos dizer que a Framedrop resolve esse problema com o auxílio de inteligência artificial, que analisa automaticamente o vídeo e o áudio em busca dos pontos mais relevantes da conversa.
- Deteção dos Melhores Momentos com IA: Basta inserir o episódio na Framedrop (por upload de ficheiros ou ao dar o link do YouTube ou Twitch respetivo) e em poucos minutos a Framedrop encontra os melhores momentos.
- Títulos e Tópicos: A cada clipe que a Framedrop encontra é automaticamente adicionado um título assim como tags para os tópicos mencionados nele para facilitar a navegação entre um volume elevado de clipes.
- Editor Simples de Utilizar: Clipe muito curto, muito longo ou a faltar contexto? Sem problema, a Framedrop oferece um editor que permite expandir o início e o fim do clipe.
- Vários Modelos de Layout: Clipes horizontais, clipes verticais, dividido ao meio… a Framedrop oferece flexibilidade para cada clipe.
- Verticalização Automática: Se ativo, a Framedrop detecta qual o melhor formato para os clipes e verticaliza-os automaticamente para que fique perfeito para todas as plataformas digitais.
- Geração Automática de Legendas: Basta um clique para adicionar legendas automáticas e com timing perfeito aos teus clipes. A Framedrop suporta mais de 25 línguas.
- Partilha Direita para as Redes Sociais: Assim que o clipe estiver pronto basta fazer scan do QR code para ser compartilhado nas redes.
Ou seja, todas estas features permitem que seja poupado até 6x mais tempo neste processo vs ter que o fazer manualmente.
What’s Next?
Assim sendo, a Framedrop representa uma evolução significativa na forma como se cria e consome conteúdo. Porque, está a ocorrer uma mudança fundamental na maneira como os podcasts são compartilhados e consumidos e, com a Framedrop, estes criadores poderão estar na vanguarda dessa revolução, aproveitando ao máximo o potencial das plataformas de vídeo de curta duração.
Concluindo, este é apenas o começo de uma jornada emocionante rumo ao futuro da criação de conteúdo. Por isso, a visão da Framedrop vai muito além do clipe e novas funcionalidades irão continuar a ser adicionadas, tendo sempre como objetivo facilitar o trabalho dos criadores.
A Framedrop oferece 8 horas de upload para utilizadores grátis. Assim sendo, utilizadores Pro recebem 40 horas, de processamento múltiplo, upload de ficheiros e muito mais. E está, de momento, a oferecer 90% de desconto no primeiro mês com o código POP90.
Entretanto, se quiseres ouvir a entrevista que o Mário Tarouca, fundador da Framedrop.ai deu ao Por Dentro Com…. clica AQUI.