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Promove o teu podcast nas redes sociais!

13 Dicas para promover o teu podcast nas redes sociais

A popularidade dos podcasts é inegável. De acordo com o podcastinsights existem cerca de 2 milhões de podcasts no mundo. Mas há obviamente espaço para muitos mais! Para que o teu conteúdo se destaque, promove o teu podcast nas redes sociais

Como referimos num artigo anterior, em 2021 41,5% dos Portugueses utilizadores de internet ouviram pelo menos um episódio de podcast. Se estás a iniciar o teu, certamente saberás que há um fator crucial à tua estratégia: A promoção.

As redes sociais são parte indispensável de qualquer estratégia digital. Seja para promover um produto, serviço, ou neste caso, um podcast.

Se procuras promover o teu podcast nas redes sociais (e deves fazê-lo), deixamos-te algumas dicas para te ajudar a definir uma estratégia de redes sociais para podcast sólida.

Define em que redes sociais faz sentido promover o teu podcast:

Existem cada vez mais redes sociais, cada uma com as suas formas específicas de comunicar. Um erro comum é querer estar em todas. Produzir conteúdo para uma série de canais consome bastante tempo e pode nem fazer sentido, se o teu público não estiver lá. Por exemplo, se o teu podcast é sobre o mundo empresarial, faz mais sentido investir tempo numa boa comunicação no Linkedin. Não vale a pena reparti-lo para fazer conteúdos também para o TikTok.

O exercício é imaginar o teu ouvinte ideal, ou como se diz em marketing, construir uma ou várias personas. Pensa nas suas características, das mais básicas às mais refinadas com a maior profundidade possível.

Supõe que tens um podcast sobre fotografia, quem é a tua persona? Será eventualmente uma pessoa com interesse em viajar para tirar boas fotografias; Uma pessoa que tem algum conhecimento técnico sobre ferramentas multimédia, e que se expressa melhor por imagens do que por palavras. Certamente esta pessoa utilizará o instagram para publicar e ver outros trabalhos. Mas também estará numa rede onde possa trocar opiniões e conselhos sobre esta arte, talvez também esteja em grupos de Facebook.

Quando mais aprofundada for a tua análise, mais facilmente perceberás onde está a tua audiência.

Ajusta o tom e a forma da tua comunicação:

É uma dica básica mas importante de ressalvar. Se o teu podcast aborda temas mais institucionais, faz sentido tratar a tua audiência por “você”. Soa mal ter um podcast sobre política e relações internacionais e tratar o público por tu. Por outro lado, se abordas temas mais informais, divertidos e de igual para igual, faz sentido tratar por “tu”.

Como referimos no ponto anterior, cada rede social tem a sua forma de comunicar. Fazer um só conteúdo e partilhá-lo de forma igual nas mais diversas redes está fora de questão. O TikTok funciona com base em vídeo + música, o instagram com imagem, o Twitter com texto curto. Deve-se adequar a mensagem que se quer passar à linguagem da rede.

Publica de forma consistente:

Não existe uma regra incontestável sobre quando e em que quantidade publicar. O nosso conselho é que sejas regular, se não tiveres nada de importante para dizer num determinado dia, mais vale não dizer nada. Mas também não é conveniente estar longos períodos sem postar nas redes, sob pena de cair no esquecimento. Faz uma planilha semanal, por exemplo em excel, e constrói a tua narrativa da semana. Vais publicar um novo episódio na sexta-feira? Então na segunda-feira publica um ponto alto do episódio anterior, na terça faz conteúdo a anunciar que estás a preparar um novo episódio, na quarta-feira dá algumas pistas do que vai acontecer, na quinta lança um teaser e na sexta publicas o episódio.

Mais tarde podes publicar algo para ativar a audiência, perguntando o que mais gostaram ou retira uma parte do episódio e pergunta o que acharam. O tempo também te vai ajudar a perceber que tipo de posts mantêm a tua audiência engajada. Vai experimentando publicar de diferentes formas. As redes sociais disponibilizam ferramentas de análise, procura-te familiarizar com elas para perceber o que resulta, o que não resulta, os melhores horários para publicar, as redes com melhor performance etc.

Transforma o teu podcast em vídeo:

O vídeo é o formato rei da internet, assim o dizem as gigantes tecnológicas de Silicon Valley. Sabemos que as redes sociais não são na sua generalidade plataformas propícias a áudio per si (talvez excetuando a clubhouse), portanto nada melhor que dar imagem ao som. Filma o teu podcast ou constrói uma animação, para desta forma conseguires ter pequenos excertos de vídeo dos pontos altos dos episódios com as tuas reações ou com imagens.

Desta forma estás também a construir conteúdo para redes nativas de vídeo como o Youtube, IGTV ou reels. Por exemplo, o “Extremamente Desagradável” o podcast mais ouvido em Portugal, está disponível em áudio e também em vídeo. Os excertos das piadas mais incisivas, filmadas com as reações dos intervenientes, dão conteúdos de sucesso.

Publica teasers e sneak peeks:

Esta é uma forma de manter os teus ouvintes ansiosos por ouvir o teu podcast. Vai dando pistas do que vai acontecer no próximo episódio, publica um excerto forte para aguçar a vontade, à semelhança do efeito que os trailers de filmes proporcionam. Se utilizas o formato entrevista vai dando pistas sobre o próximo convidado.

Transforma os pontos fortes do episódio em posts:

Esta dica está relacionada com os pontos anteriores. Todos os episódios de podcast têm momentos altos, que podem ser isolados e transformados em conteúdos para as redes. Podes fazê-lo em texto, vídeo ou em imagem, fazendo uma citação, publicando o vídeo desse momento ou até transcrever o momento numa imagem. Para fomentar a conversação, faz uma pergunta à tua comunidade, se concordam com o que foi dito ou qual foi a reação nesse momento, por exemplo.

Faz um apelo à ação:

Parece óbvio mas não é. Tem em mente que as tuas publicações vão chegar a pessoas que não estão familiarizadas com o teu podcast e podem gostar do que viram mas não sabem propriamente o que está por trás daquele post. Inclui regularmente nos textos dos posts frases como “ouve o podcast completo em (link para o podcast)” “o novo episódio já está disponível em (link para o episódio)”.

Se utilizas imagem, coloca os ícones das plataformas onde se pode ouvir e o nome do podcast. Faz o mesmo nos vídeos, no final dos mesmos, coloca um frame com a indicação “Podcast x – Disponível na plataforma x, y e z”.

Interage com as comunidades de nicho:

Grupos de Facebook, subreddits, Twitter spaces, clubhouse, são recursos digitais com uma característica em comum: São comunidades altamente engajadas com temas específicos, tornando-se assim audiências qualificadas.

Portanto, faz sentido que na estratégia de redes sociais para promoção do podcast se inclua a publicação nestes grupos. Deve-se procurar os mais ativos e dentro do tema. É também importante ter em conta que não se deve publicar em demasia nestes espaços, facilmente será considerado spam o que pode resultar na exclusão. A comunicação deve ser em linha com a dinâmica desse espaço, entrar na discussão, dar o seu ponto de vista e só quando pertinente abordar o seu podcast. Não deve entrar num grupo de Facebook sobre culinária e começar a publicar auto-promoção. Deve interagir com os participantes, partilhando a sua experiência e ir “plantando” a informação de forma orgânica: “Eu concordo com esse ponto de vista. No meu podcast até falo sobre onde encontrar os melhores ingredientes para essa receita, se tiverem interesse, este é o meu podcast (link para o podcast)”.

Para além da promoção, estas comunidades virtuais são boas para encontrar novos temas, debater ideias, obter feedback e perceber o que pode ser relevante.

Interage com outros podcasters:

Estabelece contacto com outros podcasters com características comuns e relevantes ao teu e definam algumas formas de promover os podcasts nas respetivas comunidades. Participarem num episódio conjunto, partilharem conteúdo, promoverem eventos físicos ou virtuais como workshops ou diretos, são algumas formas de alcançar as comunidades um do outro.

Interage com a tua audiência:

Uma das características das redes sociais é que são canais de comunicação bilaterais, portanto não é aconselhável ter uma postura de emissor apenas. Ouve o que têm a dizer sobre ti, lê os comentários e responde. Faz perguntas e valoriza as respostas. Não só manténs a audiência a interagir, como pode ajudar a perceber melhor as características do teu público e onde podes melhorar.

Faz promoções pagas:

Um dos pontos fortes do mundo digital é que as ferramentas promocionais permitem fazer campanhas com uma segmentação bastante afinada com um investimento mais baixo que os suportes tradicionais. Podes segmentar por género, idade, interesses, área geográfica e outras características. Caso tenhas a possibilidade de fazer tal investimento, ou até se o podcast te está a gerar alguma receita, podes canalizar alguma verba para anúncios de Facebook ou Google. Tem em atenção que estas ferramentas carecem de algum estudo prévio, mas na internet encontras toda a informação que necessitas.

Promove passatempos:

Os passatempos são uma técnica antiga mas eficaz. Define um objetivo e desenvolve o passatempo em torno dele. Se queres aumentar a tua comunidade numa rede social promove uma mecânica que leve as pessoas a seguir, ou pelo menos entrar, na tua página. Se pretendes aumentar a escuta do podcast podes colocar questões abordadas nos episódios. Tem em atenção que existem alguns tipos de passatempos que vão contra as diretrizes de funcionamento das redes sociais.

Partilha episódios antigos:

Se hoje é o dia da árvore, faz sentido partilhar aquele episódio onde abordámos temas em torno da ecologia. Se é o aniversário de uma figura pública, é relevante partilhar o episódio onde falámos dela. Com o devido contexto, o que é antigo passa a ser novamente atual.

Para além destas dicas é importante que não sintas frustração se não vires a tua audiência a crescer rapidamente. A construção de uma comunidade em volta do teu podcast pode levar tempo.

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