Olá, bem-vindos a Notícias do Mundo, espaço de informação da Fundação AIS – a Ajuda à Igreja que Sofre, aqui na sua rádio. Sou o Paulo Aido e é sempre um privilégio saber que posso contar com a sua companhia, aí desse lado, durante os próximos minutos.
Todas as semanas trazemos até si uma síntese do que de mais importante aconteceu no mundo no que diz respeito aos temas da liberdade religiosa e da perseguição aos cristãos.
O jornalista Paulo Simões e Catarina Martins de Bettencourt, a directora da Fundação AIS em Portugal, vão-me fazer companhia ao longo deste programa. No site da Fundação AIS e fica já aqui o desafio para ir à página da AIS na internet em www.fundacao-ais.pt, estão em destaque as notícias que vamos comentar e que nos ajudam a conhecer um pouco melhor a realidade da igreja perseguida, da igreja que sofre no mundo.
E vamos começar pela Nigéria, para assinalar um aniversário. No domingo, 14 de Maio, Leah Sharibu fez anos. Fez vinte anos, mas não teve bolo de aniversário nem a presença dos pais e dos amigos a cantarem-lhe os parabéns. Leah está em cativeiro. Foi raptada em Fevereiro de 2018 por terroristas do Boko Haram. Esta foi a sexta vez, o sexto ano em que ela passou o seu dia de aniversário no meio dos terroristas, longe dos que mais ama, longe da família. Leah é hoje, Catarina, um dos símbolos da perseguição aos cristãos na Nigéria.